Formação de professores em Educação Ambiental a partir das hortas escolares

Autores

  • Marilaine de Castro Pereira Marques Universidade do Vale do Taquari, Univates
  • Jane Marcia Mazzarino Universidade do Vale do Taquari, Univates
  • Mônica Maria Siqueira Damasceno Universidade do Vale do Taquari, Univates

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13033

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Ambiental, Hortas Escolares, Educomunicação

Resumo

A presente pesquisa objetivou analisar artigos sobre a potência das hortas escolares para a formação de professores de Ciências da Natureza em Educação Ambiental, disponibilizados no Portal de Periódicos da CAPES, nos últimos 10 anos. Para tanto, foram utilizadas as palavras-chave “Educação Ambiental” E “formação de professores”; “educomunicação” E “formação de professores”; “hortas escolares” E “Educação Ambiental”; “hortas escolares”. Identificaram-se três grupos de estudos: a) Formação de Professores e Educação Ambiental; b) Educomunicação e Formação de Professores; c) Hortas escolares e Educação Ambiental. Os resultados apontaram que a escola é um espaço privilegiado para a Educação Ambiental, bem como para a Educação Alimentar e Nutricional, e que a horta é um laboratório vivo,  com a educomunicação constituindo-se em um elemento fundamental para construir ecossistemas comunicativos.

 

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Marques, M. de C. P., Mazzarino, J. M. ., & Damasceno, M. M. S. (2022). Formação de professores em Educação Ambiental a partir das hortas escolares. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(6), 115–133. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13033

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-12-07
Aceito: 2022-10-07
Publicado: 2022-12-01