Processos de comunicação e Educação Ambiental na formação de multiplicadores em resíduos sólidos

Autores

  • Janaína Kollet Schneider Universidade do Vale do Taquari – Univates
  • Jane Márcia Mazzarino Universidade do Vale do Taquari – Univates
  • Luciana Turatti Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Denise Bisolo Scheibe Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12985

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Comunicação Ambiental. Resíduos Sólidos. Formação de Multiplicadores. Coletivos Educadores Ambientais.

Resumo

O objetivo do artigo é investigar processos de comunicação e Educação Ambiental em resíduos sólidos domésticos no âmbito do Consórcio Público Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8 (CIPAE G8), especialmente no que diz respeito às apropriações das metodologias de intervenção usadas na formação de multiplicadores. O estudo de caso foi realizado entre 2019 e 2020 e se utiliza de metodologia qualitativa, de base exploratória, descritiva e aplicada, apoiado em estudo bibliográfico, documental e de campo. O estudo, que se vincula diretamente ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11, demonstrou que o processo engendrou processos de comunicação ambiental comunitária, gerou diferentes formas de engajamento, foi beneficiado pelo contexto de proximidade e adequado às características dos multiplicadores e dos grupos de intervenção.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

Schneider, J. K., Mazzarino, J. M., Turatti, L., & Scheibe, D. B. (2022). Processos de comunicação e Educação Ambiental na formação de multiplicadores em resíduos sólidos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(6), 170–189. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12985

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-11-29
Aceito: 2022-10-07
Publicado: 2022-12-01