A Educação Ambiental por meio do uso das metodologias ativas um estudo de caso na cidade de Cabo Frio (RJ)

Autores

  • Regina Célia Soares Pereira Universidade Fernando Pessoa ( UFP)
  • Luis Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa
  • Maria Alzira Pimenta Dinis Universidade Fernando Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12922

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Quizizz, Saneamento básico, Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), Dinâmicas Pedagógicas

Resumo

A oferta escassa nos serviços de saneamento básico, bem como a eliminação inadequada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) são, historicamente, impasses que o Brasil enfrenta. O objetivo deste estudo é analisar e avaliar o processo ensino e aprendizagem de educando, em relação à abordagem das condições de oferta de saneamento básico e eliminação, de forma imprópria, dos RSU. O público-alvo é composto por 36 discentes: 21 mulheres e 14 homens matriculados no Curso Técnico de Hospedagem integrado ao Ensino Médio (CTHIEM) do Instituto Federal Fluminense, campus de Cabo Frio (IFF-CF). Utilizou-se como estratégia de ensino, o uso das metodologias ativas (MA), a fim de sensibilizar os participantes sobre os agravos ambientais. Investiu-se em uma abordagem pedagógica baseada em situações-problema, além de aplicar um questionário elaborado com 5 questões objetivas, formulado pelo aplicativo Quizizz, onde os participantes, após a experenciação obtiveram uma média de 93,33% de respostas corretas (DP: ±6,97; EP: ±2,95).

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

Soares Pereira, R. C., Gouveia, L. B., & Dinis, M. A. P. (2022). A Educação Ambiental por meio do uso das metodologias ativas um estudo de caso na cidade de Cabo Frio (RJ). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(2), 153–168. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12922

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-11-05
Aceito: 2022-01-13
Publicado: 2022-04-01