A importância da noção de organismo em Hans Jonas para a fundamentação ética da Educação Ambiental

Autores

  • Andrelino Ferreira dos Santos Filho Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Andréa Padovani Campos Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-3626-8204

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12895

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Bioética. Organismo. Hans Jonas.

Resumo

A pesquisa pretende explicitar o conceito de organismo empregado por Hans Jonas como norte para a Educação Ambiental. Trata-se de problematizar a relação mecanicista e instrumental entre ser humano e natureza, sobretudo o uso da técnica, considerando a concepção organicista do mundo com uma visão ética. A investigação é fundamentada através da preocupação dos teóricos da ecologia, antropologia e afins contemplar a problemática da dominação da natureza na perspectiva mais epistemológica que ética. O reconhecimento da vida planetária como o grande organismo instaura o dever pelo futuro como princípio (bio)ético universal. Sugere-se a bioética como fundamento da Educação Ambiental.

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

Santos Filho, A. F. dos, & Campos, A. P. (2022). A importância da noção de organismo em Hans Jonas para a fundamentação ética da Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(2), 289–307. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12895

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-10-28
Aceito: 2022-01-23
Publicado: 2022-04-01