As funções da Educação Ambiental na efetividade de políticas ambientais marinhas e costeiras no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12689

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Sustentabilidade, Conservação, Direito Ambiental, Impactos Ambientais

Resumo

Ecossistemas marinhos e ambientes costeiros são amparados por leis específicas que demandam ações complementares como fiscalização e Educação Ambiental para a efetividade de muitos aspectos abordados por estas bases jurídicas. Desta forma, este trabalho objetiva a avaliação das funções e proposições de alternativas de Educação Ambiental para a eficácia de Políticas Ambientais Marinhas e Costeiras (PAMC). A metodologia utilizada foi qualitativa, buscando informações em decretos, leis e artigos científicos. Dentre os principais resultados destaca-se o potencial e funções da Educação Ambiental para a conquista de objetivos conservacionistas e sustentáveis associados às PAMC no Brasil.

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Biografia do Autor

Tális Pereira Matias, Universidade Federal de Alfenas

Doutorando em Ciências Ambientais, Mestre em Ciência e Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental e Bacharel em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Alfenas. É membro do grupo de pesquisa em Educação Ambiental da UNIFAL-MG atuando nas áreas de Gestão e Educação Ambiental, Sustentabilidade e Avaliação de Impactos Ambientais.

Adriana Maria Imperador, Universidade Federal de Alfenas

Docente vinculada ao Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas, Doutorado e Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de São Paulo. Atua nas áreas de Gestão e Educação Ambiental, Conservação e Sustentabilidade.

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Publicado

01-02-2022

Como Citar

Matias, T. P., & Imperador, A. M. (2022). As funções da Educação Ambiental na efetividade de políticas ambientais marinhas e costeiras no Brasil. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(1), 95–106. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12689

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-09-03
Aceito: 2021-12-08
Publicado: 2022-02-01

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