Os jogos didáticos na Educação Ambiental: uma revisão de literatura em periódicos e eventos nacionais

Autores

  • Job Antonio Garcia Ribeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Campus Iturama, MG https://orcid.org/0000-0003-3943-9910
  • Laisa Pereira Amorim Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Campus Iturama, MG

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12626

Palavras-chave:

jogos pedagógicos, recursos didáticos, educação ambiental

Resumo

Os jogos didáticos (JDs) são recursos que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, pois favorecem o desenvolvimento da imaginação, do raciocínio e da atenção. Este artigo traz o estado da arte dos trabalhos sobre JDs na Educação Ambiental, buscando traçar um panorama em relação à natureza, às características gerais e aos aspectos pedagógicos das produções acadêmicas brasileiras. Foram selecionados trabalhos em anais/atas de eventos nacionais de Educação Ambiental e em periódicos das áreas de Educação e Ensino (Qualis A1 a C, quadriênio 2013-2016). Identificou-se 21 produções, sendo a maioria trabalhos que relatavam/apresentavam resultados de pesquisa direcionadas ao Ensino Fundamental, na área de Ecologia e que fizeram uso de jogos de tabuleiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, M.; SIMÕES, R.H.S.; CARVALHO, J.M.; BRZEZINSKI, I. Estado da arte da formação de professores no Brasil, Educação & Sociedade, ano XX, n.68, 1999.

ARAÚJO, E.S.N.N.; CALUZI, J.J.; CALDEIRA, A.M.A. Divulgação científica e ensino de ciências: estudos e experiências. São Paulo: Escrituras Editora, 2006.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

CALADO, N.V.; COSTA, M.R.B.; CARDOSO, A.M.; PAES, L.S.; MELLO, M.S.V.N. Jogo didático como sugestão metodológica para o ensino de briófitas no Ensino Médio. Rev. ARETÉ – Manaus, v. 4, n. 6, p.92-101, jan-jul, 2011.

CANTO, A.R.; ZACARIAS, M. A. Utilização do jogo Super Trunfo Árvores Brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros. Ciências & Cognição, v., n.1, p. 144-153, 2009.

FERREIRA, N.S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, p.257-272, ago, 2002.

GONZAGA, G.R.; MIRANDA, J.C.; FERREIRA, M.L.; COSTA, R C.; FREITAS, C.C.C.; FARIA, A.C.O. Jogos didáticos para o ensino de Ciências. Educação Pública, v.17, ed.7, p.1-11, 2017.

IACHEL, G.; NARDI, R. Algumas tendências das publicações relacionadas à astronomia em periódicos brasileiros de ensino de física nas últimas décadas. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.12, n. 02, p.225-238, mai-ago. 2010.

JÚNIOR, E. S. W.; CÉZAR, E. H. A. Estudo exploratório sobre a utilização de jogos didáticos no ensino escolar. Revista Ciências & Ideias, v. 4, n. 2, 2013.

MANI, S. S. V. A importância dos jogos didáticos no ensino de ciências. 2014. 32 f. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.

PAZDA, A. K.; MORALES A. G. M.; HINSCHING, M. A. O. Jogo didático no processo da Educação Ambiental: auxílio pedagógico para professores. Anais. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2009.

PELICIONI, M.C.F.; PHILIPPI JR., A. Bases políticas, conceituais, filosóficas e ideológicas da Educação Ambiental In PHILIPPI JR, A; PELICIONI, M.C.F. (ed.) Educação Ambiental e Sustentabilidade. Barueri, SP: Manole, 2005, 878p.

RIBEIRO, J.A.G. Ecologia, Educação Ambiental, Ambiente e Meio Ambiente: modelos conceituais e representações mentais. 2012. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência), Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru-SP, 2012.

SILVA, A.F. O jogo didático como instrumento para Educação Ambiental nas séries finais do Ensino Fundamental: proposta para trabalhar os temas diversidade da vida nos ambiente e diversidades dos materiais. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 11, n. 5, pp. 167-183, 2016.

SILVA, D. M. C.; GRILLO, M. A utilização dos jogos educativos como instrumento de Educação Ambiental: o caso reserva ecológica de Gurjaú-PE. Contrapontos, v. 8, n.2, pp. 229-238 - Itajaí, mai/ago, 2008.

SILVA, K. J. F.; RODRIGUES, A. M. R.; BEZERRA, M. A.; SILVA, F. R. F.; CASTRO, M. M. M. A utilização de jogos didáticos no ensino de Biologia: uma revisão de literatura. Revista Educere et Educare. V.13, número especial Jul./Dez. 2017.

SOUZA, D. C.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Jogos didático-pedagógicos ecológicos: uma proposta para o Ensino de Ciências, Ecologia e Educação Ambiental. Anais. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (V ENPEC), 2005.

Downloads

Publicado

01-08-2022

Como Citar

Ribeiro, J. A. G., & Amorim, L. P. (2022). Os jogos didáticos na Educação Ambiental: uma revisão de literatura em periódicos e eventos nacionais. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(4), 389–400. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12626

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-08-15
Aceito: 2022-05-31
Publicado: 2022-08-01