A Educação Ambiental pela representação social de alunos ingressantes em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química da Universidade Federal do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12622

Palavras-chave:

Ciências Naturais. Educação Ambiental. Ensino de Ciências. Formação Inicial de Professores. Teoria das Representações Sociais.

Resumo

Investigamos a Educação Ambiental entre alunos ingressantes em Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química da Universidade Federal do Espírito Santo – Alegre, baseados na Teoria das Representações Sociais (TRS) e do Núcleo Central, numa abordagem qualitativa e exploratória, compreendendo questionários fundamentados na Técnica de Associação Livre de Palavras. Os resultados (evocações) foram homogeneizados e analisados por meio das Análises Prototípica e de Similitude. Evidenciamos uma Representação Social da Educação Ambiental caracterizada pelos conceitos “preservação”, “poluição”, “conscientização” e “reciclagem”. Concluímos pela composição de um grupo social entre os licenciandos e de uma Representação Social caracterizada por elementos das correntes “conservacionista/recursista”, “resolutiva”, “moral/ética” e “ecoeducação”, tendo a TRS, para além de sua relevância social, contribuído favoravelmente ao estudo da Educação Ambiental e, em especial, no campo do Ensino/Educação em Ciências.

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Biografia do Autor

Rafael Almeida de Freitas, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (área: Ciências da Natureza), Licenciado em Química pelo Centro Universitário São Camilo, Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Marcos Vogel, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo (USP); Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS); é coordenador Institucional do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na UFES.

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

Freitas, R. A. de, & Vogel, M. (2022). A Educação Ambiental pela representação social de alunos ingressantes em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química da Universidade Federal do Espírito Santo. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(2), 239–259. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12622

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-08-12
Aceito: 2022-02-09
Publicado: 2022-04-01