Resíduos líquidos provenientes da lavagem de automóveis na via pública e seu impacto ambiental na cidade de Maputo e a necessidade de Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12501

Palavras-chave:

Residuos liquidos, Saude ambiental, Carwash

Resumo

: Moçambique vem registando vários problemas de poluição ambiental devido a resíduos líquidos provenientes da lavagem de automóveis na via pública em ʺesquinasʺ vulgarmente designadas por “Car Wash”.  De forma a avaliar o nível de conhecimento e informação dos lavadores de carros quanto a legislação ambiental e os possíveis impactos daí decorrentes, de modo a propor ações metodológicas com vista a minimizar a poluição ambiental, fez-se um estudo participativo.

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Biografia do Autor

Atalvina António Uate, Universidade Eduardo Mondlane

Professora na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

Fernando André Muzime, Universidade Metodista Unida de Moçambique

Professor na Universidade Metodista Unida de Moçambique.

Marcos António Francisco, Universidade Eduardo Mondlane

Doutorando na Universidade Eduardo Mondlane.

Maria Casimira Sitoe, Instituto Superior de Ciências de Saúde - ISCISA

Professora e Diretora Pedagógica Adjunta no Instituto Superior de Ciências de Saúde.

Sérgio Jeremias Langa, Escola Superior de Jornalismo, Moçambique

Professor e Diretor de Curso de Licenciatura em PM na Escola Superior de Jornalismo.

Referências

LEFF, E., (2001) Saber ambientais: Sustentabilidade, racionalidade, Complexidade, Poder. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Ed. Vozes. Petropolis, Rio de Janeiro.

PERALTA, J; RUIZ, J. Educação popular ambiental. Para uma pedagogia da apropriação do ambiente. In: LEFF, E. (Coord.). A complexidade ambiental. São Paulo: Cortez, 2004. p. 241-280.

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Publicado

01-08-2022

Como Citar

Uate, A. A., Muzime, F. A., Francisco, M. A., Sitoe, M. C., & Langa, S. J. (2022). Resíduos líquidos provenientes da lavagem de automóveis na via pública e seu impacto ambiental na cidade de Maputo e a necessidade de Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(4), 385–388. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12501

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2021-08-03
Aceito: 2022-05-31
Publicado: 2022-08-01