Vamos jogar os 3R's em Ação! Uma proposta lúdica para mobilizar as questões ambientais

Autores

  • Larissa Baruque Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
  • Judith Bustamante Bautista Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Miriam Struchiner Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12435

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Jogos Educativos

Resumo

O artigo analisa as percepções e conhecimentos de alunos do ensino fundamental sobre a utilização de um jogo educativo, de tabuleiro, aprimorado com recursos de TDIC, com base nos princípios de sustentabilidade dos 3Rs e na Educação Ambiental Crítica. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação e um questionário aberto, submetidos à análise de conteúdo. Os resultados mostram que o jogo, a partir dos momentos de discussão e interação, contribuiu para motivar os alunos e os conduzir à abordagem de novos conhecimentos, estimulando-os à reflexão sobre os fatores econômicos e sociais. Também foi percebido que os alunos valorizam a preservação do meio ambiente, propondo, prioritariamente, ações individuais de enfrentamento aos problemas ambientais.

 

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Biografia do Autor

Larissa Baruque Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Professora da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro e Técnica em Assuntos Educacionais da UFRJ.

Judith Bustamante Bautista, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda e mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Miriam Struchiner, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e mestre em educação pela Boston University. Graduada em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Laboratório de Tecnologias Cognitivas (LTC) do Instituto NUTES/UFRJ. Atua na área de Tecnologia Educacional, com ênfase na pesquisa e desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem baseados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e no uso de Redes Sociais na Educação em Ciências e Saúde, principalmente nos seguintes temas: educação a distância, Internet e Educação, aprendizagem colaborativa, construtivismo social, formação de recursos humanos em saúde e educação em ciências e saúde na escola básica.

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Publicado

01-08-2022

Como Citar

Pereira, L. B., Bautista, J. B., & Struchiner, M. . (2022). Vamos jogar os 3R’s em Ação! Uma proposta lúdica para mobilizar as questões ambientais. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(4), 225–246. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12435

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2021-07-18
Aceito: 2022-05-23
Publicado: 2022-08-01