Educação Ambiental e movimentos sociais: um estudo documental sobre os jornais da campanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12251

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Movimentos Sociais; Macrotendências; Práxis Transformadora; Jornais

Resumo

Este artigo teve por objetivo investigar quais relações têm sido estabelecidas e disseminadas entre Educação Ambiental (EA) e os Movimentos Sociais (MS) em dois jornais da região da Campanha, no Pampa gaúcho, no período de janeiro de 2015 a julho de 2020. O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa documental. A constituição do corpus documental compreendeu as seguintes etapas a partir da Análise de Conteúdo (AC) de Bardin: a pré-análise; a exploração do material; e, por fim, o tratamento dos resultados e interpretação. Como resultado, identificou-se uma variedade de ações destacadas nos jornais, em que se elucidaram possíveis articulações com os MS, com as macrotendências político-pedagógicas de EA adotadas como escopo teórico – conservadora, pragmática e crítica – e com a práxis de transformação.

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Biografia do Autor

Éverton Fernandes Machado, Universidade Federal do Pampa

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e também Bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atuante no desenvolvimento de pesquisas com enfoque no Ensino-aprendizagem em Ciências,  Educação Ambiental e Movimentos Sociais.

Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa

Professora da Universidade Federal do Pampa, graduada em Licenciatura Química com Habilitação em Ciências (FURG), Mestre em Agroquímica (UFV) e Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Atua junto a formação inicial de professores no curso de Química Licenciatura e integra o Mestrado Acadêmico em Ensino no qual orienta trabalhos relacionados a práticas de ensino a partir de uma perspectiva epistemológica crítica.

Diana Paula Salomão de Freitas, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Ciências Biológicas (2008), mestrado em Educação Ambiental (2010) e doutorado em Educação em Ciências (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)/RS. Atua no Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé. Assume o ensino por pesquisa como metodologia para as aulas, que são fundamentadas numa perspectiva estético-ambiental de educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ​estético-ambiental, arte-educação, interdisciplinaridade, educar pela pesquisa e formação acadêmico-profissional.

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Publicado

01-06-2022

Como Citar

Machado, Éverton F., Lindemann, R. H., & Freitas, D. P. S. de. (2022). Educação Ambiental e movimentos sociais: um estudo documental sobre os jornais da campanha. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(3), 110–130. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12251

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-06-01
Aceito: 2022-03-22
Publicado: 2022-06-01