Contribuições da Secretaria Municipal de Educação em Macapá (AP) para a Educação Ambiental

Autores

  • Delma Maria Correia Cirilo Universidade Brasil - SP
  • Denise Regina da Costa Aguiar Universidade Brasil - SP
  • Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima Universidade Brasil - SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v15.12248

Palavras-chave:

Palavras-Chave: Meio Ambiente; Educação Crítico-emancipatória; Conscientização.

Resumo

O objetivo do presente artigo é investigar o planejamento e as orientações das ações de Educação Ambiental (EA) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), vivenciadas nas escolas públicas do Ensino Fundamental I de Macapá (AP) em 2021. É uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com revisão da literatura. Os dados foram coletados em documentos oficiais de domínio público e na forma digital do site da Secretaria Municipal de Educação, bem como nos registros dos planos e Projetos Políticos Pedagógicos de três escolas referendadas pela SEMED e indicadas como experiências exitosas. A pesquisa mostrou a implementação da Educação Ambiental no âmbito da SEMED e se observou nas escolas práticas ambientais em uma perspectiva crítico-emancipatória, com autonomia, tendo o educando como protagonista.

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Publicado

01-10-2022

Como Citar

Cirilo, D. M. C., Aguiar, D. R. da C., & Lima, L. D. dos S. C. (2022). Contribuições da Secretaria Municipal de Educação em Macapá (AP) para a Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(5), 203–223. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v15.12248

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2021-05-31
Aceito: 2022-07-29
Publicado: 2022-10-01

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