Potencial educativo em Unidade de Conservação: o caso do Parque Natural Municipal de Governador Valadares (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12205

Palavras-chave:

educação ambiental, unidade de conservação de proteção integral, SNUC, território.

Resumo

Este estudo considera as dimensões natural, social e política de unidades de conservação, em que educação e proteção ambiental devem ocorrer de forma conjunta e integrada. Assim, refletimos sobre o potencial desses espaços especialmente protegidos, a partir da análise do plano de manejo, das atividades realizadas no Parque Natural Municipal de Governador Valadares e de caminhadas nas trilhas ali existentes. Entre nossos resultados, destacam-se o excelente potencial da estrutura física, a sobrecarga da equipe de funcionários, a subnotificação das atividades realizadas no parque, e suas possíveis implicações para que o parque seja considerado menos importante do que de fato é para o território educativo do município.

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Biografia do Autor

Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce.

Renata Bernardes Faria Campos, Universidade Vale do Rio Doce- UNIVALE

Doutora em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território- Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

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Publicado

01-06-2022

Como Citar

Geber, F. M., Souza, M. C. R. F. de, & Campos, R. B. F. (2022). Potencial educativo em Unidade de Conservação: o caso do Parque Natural Municipal de Governador Valadares (MG). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(3), 259–280. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12205

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-05-22
Aceito: 2022-03-22
Publicado: 2022-06-01