A presença de Paulo Freire em trabalhos de Educação Ambiental Crítica que se articulam à Educação do Campo

Autores

  • Juliana Rezende Torres UFSCar Sorocaba
  • Néli Suzana Quadros Britto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12187

Palavras-chave:

Formação de Professores; Práticas educativas; Pedagogia Freireana.

Resumo

A Educação Ambiental Crítica, a Educação do Campo e a Pedagogia Freireana fundam-se em premissas que denunciam o modelo de organização capitalista que rege a produção e reprodução da vida em sociedade, visando anunciar a emancipação dos sujeitos. Esta pesquisa identificou artigos de Educação Ambiental Crítica articulados à Educação do Campo que têm Paulo Freire como referencial, tendo em vista explicitar o contexto em que o autor é situado nesta articulação. Foi realizada pesquisa bibliográfica em três periódicos de Educação Ambiental e três anais de eventos de Educação/Educação Ambiental, entre 2010 e 2019, e analisados nove artigos. Os dados revelaram que o referido autor se situa nos lócus formação de professores e práticas educativas na articulação entre Educação Ambiental e Educação do Campo, a partir das obras Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia.

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Biografia do Autor

Néli Suzana Quadros Britto, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciatura em Educação do Campo - Área Ciências da Natureza / Biologia, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

01-06-2022

Como Citar

Torres, J. R., & Britto, N. S. Q. (2022). A presença de Paulo Freire em trabalhos de Educação Ambiental Crítica que se articulam à Educação do Campo. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(3), 392–415. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12187

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-05-18
Aceito: 2022-03-22
Publicado: 2022-06-01