Educação Ambiental e escolas médicas: estudo documental dos projetos pedagógicos dos cursos de medicina do Centro-Oeste brasileiro (2020)

Autores

  • Priscila Maria Alvares Usevicius Universidade Evangélica de Goiás
  • Giovana Galvão Tavares Universidade Evangélica de Goiás http://orcid.org/0000-0001-5959-2897

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12160

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Escolas Médicas, Projeto Pedagógico de Curso.

Resumo

Este artigo apresenta resultado de pesquisa sobre Educação Ambiental no ensino superior e tem por objetivo verificar a inserção da Educação Ambiental nos cursos de medicina das escolas médicas situadas na região Centro-Oeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Os documentos utilizados foram as Diretrizes Curriculares Nacionais (2014) e os Projetos Pedagógicos dos cursos de medicina. Percebeu-se que nem todas as escolas médicas estudadas tem em seu currículo a Educação Ambiental. Em sua maioria, desconsideram a Política Nacional de Educação Ambiental no que concerne à contextualização, transversalidade e interdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Giovana Galvão Tavares, Universidade Evangélica de Goiás

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1993); especialização em Geociências pelo IG/UNICAMP; mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra (2000) e doutorado em Ciências (2010) ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Evangélica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPG STMA). 

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

Usevicius, P. M. A., & Tavares, G. G. (2022). Educação Ambiental e escolas médicas: estudo documental dos projetos pedagógicos dos cursos de medicina do Centro-Oeste brasileiro (2020). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(2), 491–506. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12160

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-05-14
Aceito: 2022-02-09
Publicado: 2022-04-01