Desafios da Educação Ambiental Crítica em Escolas Públicas de Mossoró (RN)

Autores

  • João Paulo Pereira Rebouças Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Gustavo Ferreira da Costa Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Edevaldo da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11307

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Processo Pedagógico, Emancipação Social

Resumo

Esta pesquisa analisou a dinâmica do processo pedagógico de escolas de ensino básico no município de Mossoró, Rio Grande do Norte, quanto ao desenvolvimento da educação ambiental (EA). A análise abrangeu três dimensões: o projeto político-pedagógico (PPP), o currículo e a prática pedagógica. Quanto ao PPP e ao currículo analisou-se como ambos tratam às questões ambientais. Em relação às práticas procurou-se observá-las e identificar as percepções dos educadores sobre noções constituintes da EA. Os pressupostos metodológicos são desenhados numa abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a revisão bibliográfica, a pesquisa documental, a observação sistemática e assistemática e grupos focais com roteiros semiestruturados. O artigo dialoga com os aportes teóricos da educação ambiental crítica, da ecologia política e da teoria da complexidade. Os resultados revelaram que à medida que o processo pedagógico se desenvolve do PPP até a prática nas salas de aula os princípios e diretrizes da educação ambiental crítica vão, gradualmente se diluindo e perdendo sua potência transformadora e emancipatória. As escolas tentam se transformar, mas o processo é longo, difícil, cheio de condicionamentos, contradições e limites. Estes desafios, que o texto discutirá, são algumas das barreiras para construir relações mais sustentáveis entre a sociedade e o ambiente.  

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Publicado

01-06-2021

Como Citar

Rebouças, J. P. P., Lima, G. F. da C., & Silva, E. da. (2021). Desafios da Educação Ambiental Crítica em Escolas Públicas de Mossoró (RN). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(3), 59–78. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11307

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-10-20
Aceito: 2021-03-18
Publicado: 2021-06-01

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