Educação Ambiental e resíduos sólidos: uma vivência escolar a partir da metodologia da problematização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10880

Palavras-chave:

Sensibilização ambiental; Arco de Maguerez; Consumo consciente.

Resumo

O presente estudo objetivou sensibilizar estudantes de uma escola de Ensino Fundamental I em Coxim/MS sobre os impactos socioambientais da destinação inadequada dos resíduos sólidos, bem como sobre a importância de promover práticas de reuso, redução, reciclagem e coleta seletiva. Para isso, adotou-se a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez na qual, em cinco etapas e com abordagens pedagógicas diferenciadas, os alunos puderam realizar uma leitura crítica dos dilemas ambientais em que estão inseridos, propor soluções aos problemas observados e transformar a realidade da instituição.

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Biografia do Autor

Marinez dos Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade universitária de Coxim/MS. Estagiária do Programa Vale Universidade pela mesma instituição. Atualmente, atua junto ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) como Coordenadora de Combate as Opressões e Assuntos Estudantis. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em citogenética e Educação Ambiental.

Maíra Cristina de Oliveira Silva, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (2013), especialização em Gestão da Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2019) e mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal do ABC - UFABC (2016). Atualmente é membro do grupo de pesquisa Integração de Sistemas Ambientais e Urbanos da UFABC. Tem experiência na área de ciências ambientais, com ênfase em planejamento territorial, atuando principalmente nos seguintes temas: vulnerabilidade socioambiental, mudanças climáticas, justiça ambiental e educação ambiental.

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Publicado

01-06-2021

Como Citar

Santos, M. dos, & Silva, M. C. de O. (2021). Educação Ambiental e resíduos sólidos: uma vivência escolar a partir da metodologia da problematização. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(3), 207–223. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10880

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2020-07-04
Aceito: 2021-03-11
Publicado: 2021-06-01