A música como instrumento de Educação Ambiental no contexto da pandemia

Autores

  • Giselle Marques de Araujo UNIDERP
  • João Paulo Abdo UNIDERP
  • Ademir Kleber Morbeck de Oliveira UNIDERP
  • Rosemary Matias UNIDERP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10843

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Música, Epistemologia, Pandemia, Ambiente

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a possibilidade de utilização da música como instrumento de Educação Ambiental, em uma perspectiva crítica, emancipatória, que alie o deleite sensorial à possibilidade de compreensão das relações de poder estabelecidas no âmbito da disputa entre crescimento econômico e conservação ambiental.  Essa reflexão torna-se ainda mais importante no contexto da pandemia provocada pelo novo vírus COVID-19, que gera angústia e até mesmo pânico. Os estudos analisados propiciaram a conclusão de que a música estimula a atividade cerebral, remetendo a aspectos lúdicos da existência humana, sendo recomendável que os educadores ambientais se apropriem desse instrumento eficaz na transformação das relações sociais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, G.L. Mato Grosso do Sul: O universal e o singular. Campo Grande: UNIDERP, 2003.

AREIAS, J.C. A música, a saúde e o bem-estar. Nascer e crescer, Porto, v. 25, n. 1, p. 07-10, mar. 2016.

BENENZON, R. Teoria da musicoterapia: contribuição ao conhecimento do contexto não-verbal. 3ª ed. São Paulo: Summus Editorial, 1988.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.html>. Acesso em 26 jun. 2020.

BRASIL. Lei 9985, de 18 de julho de 2000. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.html>. Acesso em 27 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 849, de 27 de março de 2017. Inclui a Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt0849_28_03_2017.html>. Acesso em 29 jul. 2020.

BRASIL. Lei n° 13.979, de 06 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 de fevereiro de 2020. Edição 27, Seção 1. p. 1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm>. Acesso em: 19 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública. Boletim Epidemiológico-Semana epidemiológico 16 (12-18/04). Brasília, n. 10, 2020b. p. 01-37.

BRONSTEIN, F. The enduring value of the performing arts in the age of social distancing. The Hub - Johns Hopkins University, Baltimore, 29 de abril de 2020. Section Events. Interview with Hub staff report. Disponível em: <https://hub.jhu.edu/2020/04/29/fred-bronstein-performance-arts-coronavirus/>. Acesso em: 10 jun. 2020.

BRUSCIA, K.E. Definindo musicoterapia. 4ª ed. Rio de Janeiro: Enelivros, 2016.

CENTRO DE CONVENÇÕES, 2017. Grupo Acaba comemora 50 anos de carreira e lança documentário da trajetória musical. Disponível em: <http://www.centrodeconvencoes.ms.gov.br/grupo-acaba-comemora-50-anos-de-carreira-e-lanca-documentario-da-trajetoria-musical>. Acesso em: 29 jun. 2020.

CHICO BUARQUE DE HOLLANDA; MILTON NASCIMENTO. O Cio da Terra. Rio de Janeiro: EMI Records Brasil Ltda, 1977. (3m48s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fNnBh7R2U0U>. Acesso em: 12 jun. 2020

CNN-BRASIL. One world: together at home arrecada US$ 127,9 milhões para combate a COVID-19. CNN-Brasil, São Paulo, 19 de abril de 2020. Seção Entretenimento. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/2020/04/19/one-world-together-at-home-arrecada-u-127-9-milhoes-para-combate-a-covid-19>. Acesso em 09 jun. 2020.

DOHME, V. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolos amarelos do aprendizado. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

FRANÇA, C.C. Ecos: educação musical e meio ambiente. Música na Educação Básica, Londrina, v. 3, n. 3, p. 28-41, 2011. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/revista_musica/ed3/pdfs/artigo2_3.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2020.

GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas, SP: Papirus (Coleção Papirus Educação) 2007.

GUO, Y-R.; CAO, Q-D.; HONG, Z-S.; TAN, Y-Y.; CHEN, S-D.; JIN, H-J.; TAN, K-S.; WANG, D-Y.; YAN, Y. The origin, transmission and clinical therapies on coronavirus disease 2019 (COVID-19) outbreak – an update on the status. Military Medical Research, v. 7, n. 1, p. 1-10, mar. 2020.

HEITOR LUIZ. Franselmo. Campo Grande: Single Soul Music, 2014. (4m11s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PExyjpJEiz0>. Acesso em: 08 jun. 2020.

KOPNIN, P.V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LAYRARGUES, P.P. A natureza da ideologia e a ideologia da natureza: elementos para uma sociologia da Educação Ambiental. 2003.105 f. Tese. Doutorado em Ciências Sociais. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas, 2003.

LIMA, C.K.T.; CARVALHO, P.M.M.; LIMA, I.A.A.S.; NUNES, J.V.A.O.; SARAIVA, J.S.; SOUZA, R.I.; SILVA, C.G.L.; ROLIM NETO, M.L. The emotional impact of Coronavirus 2019-nCoV (new Coronavirus disease). Psychiatry Research, v. 287, n. 112915, mai. 2020.

MARTINS, V. Live de Marília Mendonça atinge 3,3 milhões de acessos simultâneos e arrecada mais de 200 toneladas de alimentos. Portal G1/GO, Goiânia, 09 de abril de 2020. Seção Notícia. Disponível em: <https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2020/04/09/live-de-marilia-mendonca-atinge-32-milhoes-em-pico-de-acessos-simultaneos.ghtml>. Acesso em: 08 jun. 2020.

MILARÉ, É. Direito do ambiente: a gestão ambiental em foco. Doutrina, jurisprudência, glossário. 7a ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

OLIVEIRA, E.; ORTIZ, B. Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil. Portal G1. São Paulo, 26 de fevereiro de 2020. Seção Ciência e Saúde. Disponível em: <https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/26/ministerio-da-saude-fala-sobre-caso-possivel-paciente-com-coronavirus.ghtml>. Acesso em: 10 jun. 2020.

OLIVEIRA, L. Lives de 2020 são dominadas por brasileiros, com sete das 10 maiores audiências no mundo. O Globo, Rio de Janeiro, 16 de maio de 2020. Seção Cultura. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/cultura/lives-de-2020-sao-dominadas-por-brasileiros-com-sete-das-10-maiores-audiencias-no-mundo-24430222>. Acesso em: 09 jun. 2020.

PARANHOS FILHO, A.C.; MOREIRA, E.S.; OLIVEIRA, A.K.M.; PAGOTTO, T.C.S.; MIOTO, C.L. Análise da variação da cobertura do solo no Pantanal de 2003 a 2010 através de sensoriamento remoto. Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, v. 19, n. especial, p. 69-76, 2014.

PEREIRA, S.S. A música no ensino da geografia: abordagem lúdica do semiárido nordestino – uma proposta didático-pedagógica. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 16, n. 3, p. 137-148, set/dez. 2012.

REARDON, S. Ebola’s mental-health wounds linger in Africa. Nature, v. 519, n. 7541, p. 13-14, mar. 2015.

SANTOS, B.S.; MENESES, M.P. Epistemologias do Sul. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 13, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S164572502009000100012>. Acesso em: 27 jun. 2020.

SANTOS, I.A.; NASCIMENTO, W.F. As medidas de quarentena humana na saúde pública: aspectos bioéticos. Revista Bioethikos, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 174-185, fev. 2014.

TRAVIS, F.; HARUNG, H.S.; LAGROSEN, Y. Moral development, executive functioning, peak experiences and brain patterns in professional and amateur classical musicians: interpreted in light of a Unified Theory of Performance. Consciousness and Cognition, v. 20, n. 4, p. 1256-1264, 2011.

VANDERWEFF, E. Watch: Quarantined Italians are singing their hearts out. It's beautiful. Vox, Nova York, 13 de março de 2020. Seção Cultura. Disponível em: <https://www.vox.com/culture/2020/3/13/21179293/coronavirus-italy-covid19-music-balconies-sing> Acesso em: 10 jun. 2020.

WANG, C.; PAN, R.; WAN, X.; TAN, Y.; XU, L.; HO, C.; HO, R. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 14, n. 5, 1759-1759, mar. 2020.

Downloads

Publicado

31-07-2020

Como Citar

Araujo, G. M. de, Abdo, J. P., Oliveira, A. K. M. de, & Matias, R. (2020). A música como instrumento de Educação Ambiental no contexto da pandemia. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(4), 205–219. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10843

Edição

Seção

Edição Especial
Recebido: 2020-06-29
Aceito: 2020-07-26
Publicado: 2020-07-31