Educação Ambiental para além da pandemia: aprendizados decoloniais com outras comunidades e com outras pedagogias

Autores

  • Fábio Pessoa Vieira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10816

Palavras-chave:

Educação Ambiental;, Decolonialidade;, Envolvimento Ambiental;, Bem Viver, Espaços Susrtentáveis

Resumo

Para a compreensão de uma multiplicidade de espaços sustentáveis existentes no mundo, apresento uma Educação Ambiental que se alicerça em outras pedagogias presentes em comunidades tradicionais. Ao ter como suporte a noção de envolvimento ambiental e o Bem Viver, lanço mão da decolonialidade visando me atualizar perante a crise mundial de saúde, decorrente da pandemia da COVID-19, no que se refere à outras possibilidades de atuação como educador ambiental. Os resultados criam condições para os educadores ambientais compreenderem, outras relações humanas com os pares e com o ambiente. Relações vinculadas e enraizadas com à Terra e que se constituem como um forte elemento formativo para a Educação Ambiental.

 

 

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Publicado

01-08-2020

Como Citar

Vieira, F. P. (2020). Educação Ambiental para além da pandemia: aprendizados decoloniais com outras comunidades e com outras pedagogias. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(4), 259–278. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10816

Edição

Seção

Edição Especial
Recebido: 2020-06-23
Aceito: 2020-07-26
Publicado: 2020-08-01

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