Educação Ambiental na Educação Básica: um olhar para as dificuldades enfrentadas por professores de uma escola pública de Urussanga (SC)

Autores

  • Camila Porto de Medeiros Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Viviane Kraieski de Assunção Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10798

Palavras-chave:

Trabalho docente, Rotina escolar, Rede pública de ensino, Formação de professores, Condições de trabalho

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre as concepções e práticas de Educação Ambiental em uma escola pública em Urussanga (SC). A pesquisa incluiu entrevistas semiestruturadas com professores e a direção escolar, observação participante da rotina da escola e registros em diário de campo. A investigação permitiu conhecer os obstáculos para a efetivação da Educação Ambiental, a partir da perspectiva dos sujeitos da pesquisa. Constatou-se que os professores apresentam dificuldades em relacionar as disciplinas que lecionam com a temática ambiental, e apontam como fragilidades as deficiências na formação acadêmica, falta de formação continuada, más condições de trabalho e infraestrutura escolar.

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Biografia do Autor

Viviane Kraieski de Assunção, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

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Publicado

04-02-2021

Como Citar

Medeiros, C. P. de, & Assunção, V. K. de. (2021). Educação Ambiental na Educação Básica: um olhar para as dificuldades enfrentadas por professores de uma escola pública de Urussanga (SC). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 202–219. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10798

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-06-15
Aceito: 2020-10-06
Publicado: 2021-02-04