Educação Ambiental, paisagem e ecosofia: o afeto que surge de encontros

Autores

  • Viviane Röhrs Univates
  • Jane Mazzarino Univates

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10666

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Mulher Rural, Paisagens Socioambietais, Ecosofia

Resumo

O objetivo é investigar a potência de intervenções em educação ambiental provocadoras de experiências ecosóficas para ampliar o envolvimento de mulheres rurais com suas paisagens. Trata-se de uma pesquisa de cunho intervencionista, apoiada em estudo bibliográfico, documental e de campo. O estudo delimita-se a um grupo de nove mulheres rurais do município de Lagoão, Rio Grande do Sul. As análises foram organizadas em duas categorias que emergiram ao longo do estudo: a) a proposta de intervenção, suas intenções e potências; b) ressignificações da paisagem de vida. Como resultados, identificou-se que as metodologias participativas e as vivências na natureza promoveram processos sensibilizadores capazes de provocar transformações ecológicas na vida das mulheres rurais; e que as paisagens socioambientais, com as intervenções, ficaram mais claras e assumiram algumas novas nuances.

 

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Publicado

24-08-2020

Como Citar

Röhrs, V., & Mazzarino, J. (2020). Educação Ambiental, paisagem e ecosofia: o afeto que surge de encontros. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(5), 345–364. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10666

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-05-18
Aceito: 2020-06-02
Publicado: 2020-08-24