A transversalidade da Educação Ambiental na prática

Autores

  • Cristiano Trindade De Angelis Skema Business School
  • Vinicius Ferreira Baptista Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10593

Palavras-chave:

acesso ao conhecimento; educação ambiental; liberdade; participação popular.

Resumo

De acordo com o economista e filósofo indiano Amartya Sen uma das liberdades mais importantes é a da participação e controle social, o que pode ser um instrumento na proposta de um novo paradigma na educação ambiental para melhora da efetividade dos programas e projetos públicos nesta área. Isso depende da formação de um cidadão culto e ecológico, através da mudança de atitudes, derivada da educação ambiental das crianças nas escolas e dos cidadãos através de campanhas de incentivo à leitura e de conscientização ecológica dos adultos. O estudo conclui que a transversalidade na temática ambiental, inicialmente nas escolas de Mariana e Brumadinho, e as campanhas de conscientização da população incentivam a participação e controle social de qualidade e tem o potencial de criar um novo paradigma na educação ambiental.

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Publicado

25-08-2020

Como Citar

Angelis, C. T. D., & Baptista, V. F. (2020). A transversalidade da Educação Ambiental na prática. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(5), 440–463. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10593

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-04-30
Aceito: 2020-07-19
Publicado: 2020-08-25