Ferramentas de comunicação na bioética e sua sinergia com a Educação Ambiental

Autores

  • Thierry Betazzi Lummertz Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Marta Luciane Fischer Pontifícia Universidade Católica do Paraná http://orcid.org/0000-0002-1885-0535

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10462

Palavras-chave:

Bioética de Intervenção, Bioética na Educação, Teatro Educação, Simulação, Ferramentas Educativas.

Resumo

Visando mapear as ferramentas de comunicação empregadas pela bioética foi realizada uma revisão integrativa resultando em 1.767 conteúdos científicos. As pesquisas práticas prevaleceram no Brasil com questionários e entrevistas como ferramentas de prospecção, aplicação e avaliação.  Embora haja confluência de valores e interesses entre a bioética ambiental e a educação ambiental, a disparidade nos processos legitima a sinergia das disciplinas. Uma vez que, permite trabalhar multidisciplinarmente valores de agentes e pacientes morais diante de conflitos complexos, plurais e globais. Bem como, potencializar o impacto positivo na sociedade com mudanças em prol de uma existência factível e justa para pessoas e natureza desta e de futuras gerações.

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Biografia do Autor

Thierry Betazzi Lummertz , Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bacharel e Licenciado em ciências Biológicas, Mestres em Bioética, Ator e Professor ensino básico

Marta Luciane Fischer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bacharel e Licenciada em Biologia/PUCPR, Licenciada em Arte Educação/FAP, Mestre e Doutora em Zoologia, Pós-doutora em Ecologia Química. Docente dos Cursos de Biologia, Psciologia e Pós-Graduação em Bioética/PUCPR. Ex editora chefe da Revista Estudos de Biologia. Ex Coordenadora CEUA/PUCPR. Lider do Grupo de Pesquisa Bioética Ambiental.

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Publicado

05-03-2021

Como Citar

Lummertz , T. B. ., & Fischer, M. L. (2021). Ferramentas de comunicação na bioética e sua sinergia com a Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(2), 69–87. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10462

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-03-25
Aceito: 2021-02-17
Publicado: 2021-03-05