Concepções de ambiente e Educação Ambiental de professores: o padlet como uma ferramenta interativa

Autores

  • Anderson de Souza Moser Universidade Estadual de Maringá
  • Aline de Gregório Universidade Estadual de Maringá
  • Elocir Aparecida Correa Pires Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ana Lucia Olivo Rosas Moreira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10299

Palavras-chave:

Socioambiental, Ensino, Formação Continuada

Resumo

Este artigo investigou por meio da ferramenta Padlet, as concepções de ambiente e EA de professores participantes de um processo de formação continuada em EA e Educomunicação. A pesquisa é de cunho qualitativo e utilizou como instrumento de coleta dos dados um mural interativo no recurso Padlet e gravações em áudio. Para análise das concepções utilizamos três concepções de ambiente (natureza, recurso e objeto de transformação/Local de emancipação), bem como as principais macrotendências político-pedagógicas de EA (conservacionista, pragmática e crítica). O Padlet se mostrou como uma ferramenta eficaz na investigação das concepções e possibilitou uma reflexão oportuna a formação crítica dos professores em EA.

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Biografia do Autor

Aline de Gregório, Universidade Estadual de Maringá

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática.

Elocir Aparecida Correa Pires, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Educação.

Ana Lucia Olivo Rosas Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Professora da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

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Publicado

21-08-2020

Como Citar

Moser, A. de S., Gregório, A. de, Pires, E. A. C., & Moreira, A. L. O. R. (2020). Concepções de ambiente e Educação Ambiental de professores: o padlet como uma ferramenta interativa . Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(5), 20–36. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10299

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2020-02-17
Aceito: 2020-04-17
Publicado: 2020-08-21