Educação Ambiental em duas escolas localizadas no entorno da Reserva Biológica do Jaru – Amazônia Ocidental

Authors

  • Wesley de Souza Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO
  • Renata Gonçalves Aguiar Universidade Federal de Rondônia, POrto Velho, RO

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2522

Keywords:

Unidades de Conservação, Percepção Ambiental, Degradação Ambiental, Floresta Amazônica.

Abstract

No intuito de proteger áreas de grande relevância foram instituídas as Unidades de Conservação. Simultânemanete à implementação dessas áreas, são identificadas dentro dos seus limites e entorno, a presença constante de conflitos nas práticas de gerir e manejar seus recursos. Nesse sentido, a Educação Ambiental é vista como ferramenta fundamental para a conscientização e mudanças nas atitudes das populações conflituosas. O objetivo desta pesquisa foi verificar se a Educação Ambiental acarreta mudanças na percepção ambiental de alunos de duas escolas inseridas no entorno da Reserva Biológica do Jaru, Rondônia. Foram aplicados questionários antes e após o programa, cujos resultados evidenciaram mudanças significativas na percepção dos alunos em relação às temáticas.

Author Biographies

  • Wesley de Souza, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO
    Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, atualmente mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Rondônia.
  • Renata Gonçalves Aguiar, Universidade Federal de Rondônia, POrto Velho, RO
    Professora Doutora no curso de Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Rondônia.

Published

2018-03-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

SOUZA, Wesley de; AGUIAR, Renata Gonçalves. Educação Ambiental em duas escolas localizadas no entorno da Reserva Biológica do Jaru – Amazônia Ocidental. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 172–191, 2018. DOI: 10.34024/revbea.2018.v13.2522. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2522. Acesso em: 9 dec. 2025.
Received 2017-12-12
Accepted 2017-12-26
Published 2018-03-30