Interações educativas de caráter socioambiental em um bairro de São Carlos (SP): as/os moradoras/es e a escola

Autores

  • Renata Maria Guerreiro Fontoura Costa Vaz Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Marcel Brito Universidade Federal de São Carlos
  • José Victor da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Amadeu José Montagnini Logarezzi Universidade Federal de São Carlos
  • Rodolfo Antônio de Figueiredo Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2685

Palavras-chave:

educação ambiental, percepção ambiental, horta escolar, formação de professoras/es, aprendizagem dialógica.

Resumo

a fim de promover processos de ensino-aprendizagem entre educadoras/es de uma universidade, moradoras/es de um bairro e comunidade de uma escola municipal, foram desenvolvidas interações educativas de cunho socioambiental durante o segundo semestre de 2017 entre os referidos grupos. Estas foram feitas com base, principalmente, no referencial teórico da aprendizagem dialógica, alicerçado nas obras de Paulo Freire e de Jürgen Habermas. Foi realizada uma roda de conversa com as/os moradores locais, planejamento participativo das atividades junto à direção escolar, atividades na horta escolar e uma roda de conversa entre estudantes indígenas da universidade e professoras/es da unidade de ensino. O exercício do diálogo igualitário foi um dos aprendizados nesse processo, o qual possibilitou a construção de novos conhecimentos com a participação de todas as pessoas envolvidas.

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Biografia do Autor

Renata Maria Guerreiro Fontoura Costa Vaz, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Departamento de Ciências Ambientais; área: educação ambiental e agroecologia

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Publicado

30-03-2019

Como Citar

Vaz, R. M. G. F. C., Brito, M., Silva, J. V. da, Logarezzi, A. J. M., & Figueiredo, R. A. de. (2019). Interações educativas de caráter socioambiental em um bairro de São Carlos (SP): as/os moradoras/es e a escola. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(1), 377–393. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2685

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2018-10-25
Aceito: 2018-12-20
Publicado: 2019-03-30

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