Gestão ambiental na escola: estratégias pedagógicas para formação docente e discente

Autores

  • Carla Moro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago.
  • Cadidja Coutinho Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago.
  • Cintia Soares Guerin Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2396

Palavras-chave:

Gerenciamento Ambiental, Educação Ambiental, Espaço escolar.

Resumo

O presente trabalho objetivou, investigar as concepções de docentes e discentes sobre Gestão Ambiental (GA), a fim de trabalhar conceitos e práticas para um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), baseado no uso de tecnologias limpas e Educação Ambiental (EA). Para tal, a metodologia foi desenvolvida a partir da pesquisa qualitativa. Diversos tipos de ferramentas foram usados, desde questionários até atividades como, formação docente, práticas interdisciplinares, sensibilização da comunidade e oficinas teórico-práticas. Concluiu-se que, tanto discentes como docentes, são carentes de conhecimento sobre GA e EA, e que formações e trabalhos nesta área podem influenciar positivamente no manejo dos recursos naturais renováveis e na redução dos resíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Moro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago.

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2013) , ensino-medio-segundo-grau pelo Instituto Estadual de ensino Professor Isaías (1992) e aperfeicoamento em Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (2010) . Atualmente é Técnica Administrativa da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Botânica.

Cadidja Coutinho, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago.

Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ UFSM. Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)/UFSM e Mestrado pelo PPG Educação em Ciências: Química da vida e Saúde/UFSM. Atua como professora na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI Campus Santiago). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial PET Biologia, participando de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Áreas de interesse: Educação em Ciências, Educação Ambiental e Ensino de Genética.

Cintia Soares Guerin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago / RS turma 2012/2015. Possui experiência na área de Educação e Saúde em espaços não formais de aprendizagem. Atualmente, aluna especial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biociência e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Área de concentração: Biologia, processo saúde-doença e políticas da saúde.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

Moro, C., Coutinho, C., & Guerin, C. S. (2017). Gestão ambiental na escola: estratégias pedagógicas para formação docente e discente. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(2), 184–198. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2396

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2017-03-06
Aceito: 2017-06-14
Publicado: 2017-06-30