Oficinas educacionais: atividade de extensão como método para a melhor utilização da energia para estudantes do ensino fundamental

Autores

  • Tiago de Freitas Paulino Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Contagem, MG
  • Mateus Serra Pinto Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Contagem, MG
  • Giovani Vitório Costa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Contagem, MG
  • Mariana Botarro Bambirra Escola Municipal José Ovídio Guerra, Contagem, MG
  • Eliene de Souza Paulino Secretaria de Educação de Contagem, Cotagem, MG

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2353

Palavras-chave:

Energia, Meio Ambiente, Educação, Atividade de Extensão.

Resumo

A adequada utilização da energia é conteúdo fundamental para a formação de uma sociedade detentora de uma consciência ecológica e praticante de atos responsáveis que visem o consumo eficiente dos recursos naturais. Nesta temática foi desenvolvido o projeto de extensão Energia para Todos, através de uma equipe multidisciplinar, atuando em uma escola de Contagem – MG. Os trabalhos foram desenvolvidos por meio de oficinas com temas relacionados à energia. Os resultados foram aferidos através de questionários e atividades realizadas pelos alunos. O envolvimento e a qualidade das soluções propostas pelos alunos nos trabalhos demonstram o êxito da metodologia aplicada.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PAULINO, Tiago de Freitas; PINTO, Mateus Serra; COSTA, Giovani Vitório; BAMBIRRA, Mariana Botarro; PAULINO, Eliene de Souza. Oficinas educacionais: atividade de extensão como método para a melhor utilização da energia para estudantes do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 5, p. 139–151, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2353. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2353. Acesso em: 19 jun. 2025.
Recibido 2016-10-06
Aprovado 2016-12-12
Publicado 2016-12-30