Educação patrimonial ambiental na escola do campo: vivências e práticas transformadoras

Autores

  • Luiz Rocha da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, PA
  • Maria de Fatima Vilhena da Silva Universidade Federal do Pará, Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2220

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Patrimônio, Educação do Campo.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer breves reflexões acerca de vivências e Práticas de Educação Patrimonial Ambiental – EPA enquanto processo educativo e crítico libertador utilizando princípios da pedagogia do diálogo de Paulo Freire, enfocando as dificuldades vivenciadas na educação do campo, em uma comunidade longínqua do ambiente urbano, bem como apresentar resultados de uma pesquisa realizada a partir do projeto “A Educação Patrimonial Ambiental na Prática Pedagógica do Ensino Crítico Transformador”. Os resultados apontaram que o conhecimento crítico dos investigados sobre meio ambiente passou da concepção de local onde se vive e da relação cotidiana do homem natureza, plantas, florestas, animais, e rios, para conhecimentos críticos onde se incute novas práticas e valores na construção da cidadania ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Rocha da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, PA

educador, Pesquisador em Educação Ambiental Patrimonial, em Ciências e meio ambiente

Maria de Fatima Vilhena da Silva, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática - Doutorado em Educação

Downloads

Publicado

31-03-2017

Como Citar

Silva, L. R. da, & Vilhena da Silva, M. de F. (2017). Educação patrimonial ambiental na escola do campo: vivências e práticas transformadoras. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(1), 24–42. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2220

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2015-11-05
Aceito: 2017-03-19
Publicado: 2017-03-31

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.