Funcionalidade e usos de áreas verdes urbanas sob o olhar da Educação Ambiental

Autores

  • Regiane de Sá Alberto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2149

Palavras-chave:

Áreas verdes urbanas, espaços públicos, educação ambiental, espaço educador

Resumo

A dinâmica atual das formações urbanas nos leva a encarar os espaços meramente como físicos e artificializados e não ambientes de possibilidades para habitar e conviver. A manutenção de espaços livres vegetados, sempre foi justificada pelo seu potencial em propiciar qualidade ambiental, por meio das funções sociais, ecológicas, estéticas e educativas. Esta breve discussão pretende colocar em perspectiva comparativa, sob a óptica da educação ambiental, a função educativa das áreas verdes urbanas e seus usos e apropriações. Considerando que o ambiente influencia nas ações humanas tanto quanto é influenciado por elas, a funcionalidade educativa destes espaços estaria em suas instalações e ordenação espacial ou na ocupação e apropriação destes espaços?

Biografia do Autor

  • Regiane de Sá Alberto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Departamento de Ciências Ambientais - DCAm Laboratório de Educação Ambiental - LEA

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Publicado

30-06-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALBERTO, Regiane de Sá. Funcionalidade e usos de áreas verdes urbanas sob o olhar da Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 12, n. 2, p. 296–317, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2149. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2149. Acesso em: 19 jun. 2025.
Recibido 2015-07-28
Aprovado 2017-06-14
Publicado 2017-06-30