MILPA: Educação Socioambiental na prática ecopedagógica de escolas sustentáveis

Autores

  • Gabriel Portugal Sorrentino Universidade Federal do Paraná
  • Manuela Dreyer da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Yanina Micaela Sammarco Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19997

Palavras-chave:

educação socioambiental, escola sustentável, ecotecnologia, ambientalização escolar, epistemologia ecológica

Resumo

O objetivo deste artigo foi investigar abordagens ecopedagógicas na Educação Socioambiental escolarizada, enfatizando a dimensão social das plantas na perspectiva da Agroecologia e das Ciências Socioambientais na formação de Sujeitos Ecológicos e na construção de Escolas Sustentáveis. Apresentamos uma prática ecopedagógica dentro da perspectiva de uma Educação Socioambiental com 50 estudantes de uma escola pública, inspirada no consórcio de plantas MILPA. A experiência e a análise demonstraram que essa abordagem promove a interdisciplinaridade e a interculturalidade, favorecendo uma Educação Socioambiental pautada pelo sentipensar e pela racionalidade ambiental, que valoriza o diálogo de saberes e desenvolve epistemologias ecológicas e socioambientais não hegemônicas.

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Publicado

01-08-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SORRENTINO, Gabriel Portugal; SILVA, Manuela Dreyer da; SAMMARCO, Yanina Micaela. MILPA: Educação Socioambiental na prática ecopedagógica de escolas sustentáveis. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 5, p. 462–482, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19997. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19997. Acesso em: 8 nov. 2025.