Construindo conexões: reflexões sobre a técnica do mapa falante na Educação Ambiental crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19710

Palavras-chave:

Temas Geradores, Educação Ribeirinha, Educação Ambiental Crítica, Diálogo

Resumo

Este estudo apresenta experiência vivenciada no Estágio Supervisionado II na Pós-Graduação que teve como foco central o desenvolvimento de um curso de formação continuada para docentes do Ensino Fundamental I, com ênfase na Educação Ambiental Crítica (EAC). A pesquisa adota a metodologia de Pesquisa-Ação Colaborativa, estruturada em um ciclo formativo composto por descrição, informação, confronto e reconstrução. Destaca-se a utilização da técnica dos “Mapas Falantes”, que promove reflexões críticas sobre práticas educativas ambientais. A investigação procura responder à seguinte questão: quais reflexões sobre a questão ambiental são suscitadas nos professores durante o processo de construção dos mapas falantes? As respostas apontam temáticas que impactam diretamente a qualidade de vida, além de refletirem a realidade ambiental das comunidades ribeirinhas.

Biografia do Autor

  • Rozinalva Brito Gomes dos Santos, Universidade Estadual do Pará (UEPA)

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Univ. Estadual Vale do Acaraú (2012), Licenciatura Plena em Pedagogia (2022) pela Universidade Anhanguera - UNIDERP,  é Coordenadora de Polo de Educação a Distância no Grupo Ser Educacional desde 2019. Trabalha na Universidade da Amazônia  Belém (UNAMA),  é Especialista

     

    em:  Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas (2019). Especialista em Metodologia do Ensino a Distância - UNAMA (2022). Mestranda no Curso: Educação e ensino de Ciências na Amazônia (UEPA -  Orientadora: Inês Trevisan) (previsão de término em 2024.2. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências em Contextos Amazônicos (UEPA), Linha de pesquisa: Formação de professores de ciências e processo de ensino e aprendizagem em diversos contextos amazônicos, Líder: Profa. Dra.Priscyla Cristinny Santiago da Luz.

    E-mail: srozinalva@gmail.com

    ID Lattes: https://lattes.cnpq.br/7463261748215949. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2196-8462 

  • Inês Trevisan, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

    Possui Graduação em Licenciatura do Primeiro Grau (1992), e em Ciências Biológicas (1998). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT/REAMEC. Foi professora da Educação Básica na transamazônica-PA (1985), atuou também na formação de professores em Informática Educativa (NTE-Altamira). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Pará pelo Departamento de Ciências Naturais – Campus Barcarena e do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA.) E-mail: inestrevisan@uepa.br ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/6944558004740783 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2297-5875

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Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Construindo conexões: reflexões sobre a técnica do mapa falante na Educação Ambiental crítica. (2025). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 20(3), 251-269. https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19710
Recibido 2024-11-09
Aprovado 2025-02-28
Publicado 2025-06-03