A eficácia e eficiência do celular na Educação Ambiental em comunidades na Amazônia

Autores

  • Edson Augusto dos Reis Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL - MG
  • Adriana Maria Imperador Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL - MG
  • Sara Melo Escola Municipal de Ensino Fundamental Amauri S. Moraes

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19565

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Telefone Celular, Gestão de Resíduos, Amazônia, Juruti

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar a eficácia do uso do telefone celular como instrumento de Educação Ambiental para melhorar a gestão dos resíduos sólidos no município de Juruti (PA), por meio do método de entrevistas estruturadas, da entrevista de campo com 210 moradores e da análise dos dados primários em dois momentos, foi possível verificar uma variação estatística significativa entre os participantes envolvidos no projeto versus o grupo controle. Houve uma evolução positiva de 47% nas respostas, enquanto, o grupo controle se manteve em 21%. Alinhadas com o ODS N. º4, as ações na pesquisa por meio do celular foram eficazes para promover Educação Ambiental nas áreas remotas desta parte da Amazônia.

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Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REIS, Edson Augusto dos; IMPERADOR, Adriana Maria; MELO, Sara. A eficácia e eficiência do celular na Educação Ambiental em comunidades na Amazônia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 3, p. 307–326, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19565. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19565. Acesso em: 12 jul. 2025.
Recibido 2024-09-30
Aprovado 2025-03-18
Publicado 2025-06-03