Jogo da memória matemático e questões ambientais: compartilhando saberes

Autores

  • Ana Paula Silva Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais
  • Rafael Martins Mendes Universidade Federal de Alagoas
  • Guilherme Mendonça Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia
  • Fábio Augusto do Amaral Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19173

Palavras-chave:

Jogo da Memória, Ensino de Matemática, Educação Ambiental, Ensino-Aprendizagem

Resumo

O presente artigo teve como objetivo o planejamento, a construção e a aplicação de um jogo educativo interdisciplinar, envolvendo conceitos matemáticos e educação ambiental, abordando os conteúdos de potenciação, radiciação associados à temática de educação ambiental. O grupo de aplicação dos jogos foi uma turma de terceiro ano de uma escola da rede pública, e empregamos questionários quali/quantitativos como forma de coleta e construção dos dados sobre a percepção e as dificuldades dos estudantes. Os alunos tiveram mais facilidade em questões de potenciação, ao contrário daquelas que envolviam radiciação. Identificamos também que os estudantes conseguiram reconhecer a maioria das temáticas ambientais, com exceção às questões associadas a pesticidas/herbicidas e combustíveis fósseis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Silva, Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais

    Mestra em Qualidade Ambiental pelo Instituto de Ciências Agrária da Universidade Federal de Uberlândia.

  • Rafael Martins Mendes, Universidade Federal de Alagoas

    Professor Adjunto do Instituto de Química e Biotecnologia.

  • Guilherme Mendonça Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

    Discente do Programa de Pós Graduação em Química UFU (PPGQUI).

  • Fábio Augusto do Amaral, Universidade Federal de Uberlândia

    Docente do Instituto de Química.

Referências

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Publicado

01-02-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

Jogo da memória matemático e questões ambientais: compartilhando saberes . (2025). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 20(1), 461-479. https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19173
Recibido 2024-07-22
Aprovado 2024-12-03
Publicado 2025-02-01