A estruturação das tecnologias de aprendizagem e a sua importância na Educação Ambiental no Brasil

Autores

  • Barbara Izabella Ramirez Villa Real Universidade Federal de São Paulo
  • Giovana Elen Barroso de Melo Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Eduarda dos Santos Verginio Universidade Federal de São Paulo
  • Regina Maria Gomes Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.18834

Palavras-chave:

Materiais Didáticos; Recursos Didáticos; Educação; Educação Ambiental.

Resumo

O presente artigo revisa a literatura da Revista Brasileira de Educação Ambiental, analisando a estruturação das tecnologias de aprendizagem e sua relevância na educação ambiental brasileira. Foram identificados artigos publicados entre 2010 e 2023, com foco em “materiais didáticos”. Os estudos destacam a diversidade de tecnologias de aprendizagem, categorizando-as em recursos didáticos e materiais didáticos. O artigo contribui para o ensino de ciências e a educação ambiental por meio de uma síntese abrangente.

Referências

CUNHA, Márcia Cristina da; NASCIMENTO, Daiane Alves do. O ensino de solos com recursos didáticos pedagógicos numa perspectiva geográfica no ensino remoto e presencial. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 5, p. 170–190, 2023.

MELONI, Reginaldo Alberto. Saberes Em Ciências Naturais: O Ensino De Física E Química No Colégio Culto À Ciência De Campinas - 1873/1910. 2010. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual De Campinas, 24/02/2010.

SILVA, Geiza Santos da; EGIDIO, Jonatha Anderson Fraga; COLETE, Claudia Caixeta Franco Andrade. Educação e Meio Ambiente: um estudo bibliográfico sobre recursos didáticos. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 17, n. 5, p. 54–64, 2022.

TAMBORLIN, Jhonatan Fernandes; VALDANHA NETO, Diógenes; PLATZER, Maria Betanea. Um minuto para a interdisciplinaridade: um retrato da Educação Ambiental em uma escola pública paulista. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 17, n. 4, p. 128–144, 2022.

TAROUCO, Liane Margarida Rockenback; FABRE, Marie-Christiane Julie Mascarenhas; TAMUSIUNAS, Fabricio Raupp. Reusabilidade de objetos educacionais. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/fev2003/artigos/marie_reusabilidade.pdf. Acesso e, 16 de junho de 2024.

Downloads

Publicado

01-07-2024

Como Citar

REAL, Barbara Izabella Ramirez Villa; MELO, Giovana Elen Barroso de; VERGINIO, Maria Eduarda dos Santos; GOMES, Regina Maria. A estruturação das tecnologias de aprendizagem e a sua importância na Educação Ambiental no Brasil. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 4, p. 07–13, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.18834. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18834. Acesso em: 16 jul. 2025.