Unidades de Conservação e as contribuições da Revista Brasileira de Educação Ambiental

Autores

  • Alex Antonio da Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Celeste Navas Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.18832

Palavras-chave:

Estudo de Revisão, Unidade de Conservação, Educação Ambiental Crítica

Resumo

Em 2024, a Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) completa 20 anos de lançamento. Para comemorar esse marco e homenagear a revista, realizou-se um estudo de revisão por meio do mapeamento um complexo repertório de artigos, publicados na RevBEA, sobre o tema Unidades de Conservação. Esse estudo teve como objetivo verificar sob quais perspectivas o tema Unidades de Conservação tem sido pesquisado e publicado na RevBEA. Para tanto, utilizou-se a metodologia de revisão sistemática do tipo estado do conhecimento. No total, foram mapeados 20 artigos, averiguando-se os aspectos relacionadas as UCs que abordavam. A maioria dos artigos inventariados enfatizam a aplicação da Educação Ambiental, de tendência crítica, nas Unidades de Conservação. No entanto, outros temas associados as Unidades de Conservação também foram abordados como saúde, conexão com a natureza, conflitos fundiários, ecoturismo e bioética.

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

SILVA, Alex Antonio da; NAVAS, Celeste. Unidades de Conservação e as contribuições da Revista Brasileira de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 4, p. 189–211, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.18832. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/18832. Acesso em: 24 jun. 2025.