Visão dos professores da rede pública de Sumé (PB) sobre as dificuldades na condução de ações em Educação Ambiental

Autores

  • Maria Auxiliadora Alves Evangelista
  • Adriana de Fátima Meira Vital

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1791

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Semiárido, Educação Contextualizada

Resumo

Os temas ambientais têm, nos últimos tempos, ocupado grande espaço na nossa sociedade: degradação do solo, poluição da água, aquecimento global, falta de saneamento básico, lixo, dentre tantas outras situações, levam a inúmeras reflexões quanto a responsabilidade de cada um na construção do desenvolvimento sustentável, desde que o consumismo desenfreado, gerando atitudes insanas e por demais inconseqüentes, evidencia-se na situação de esgotamento dos recursos naturais. A escola é um espaço aberto a essas reflexões e é necessário, senão urgente, que a comunidade escolar desperte para a realidade dos problemas que permeiam o seu habitat e desenvolva campanhas que defendam o Meio Ambiente, trabalhando de forma conscienciosa a abordagem da Educação Ambiental (EA). A presente pesquisa foi conduzida em duas escolas da rede pública estadual de Sumé, município do Cariri Paraibano e objetivou avaliar a percepção dos professores sobre a EA e as dificuldades nomeadas para a condução de ações e projetos em EA. Os resultados apontam que a EA não está inserida nos conteúdos programáticos das disciplinas de forma sistematizada, que os professores não recebem apoio para uma formação continuada na temática ambiental e que não contextualizam os conteúdos de sala para a convivência com o Semiárido. As ações se fazem presentes em datas específicas, não há projetos continuados em EA e os professores reclamam da ausência de políticas públicas que enfatizem o cuidado com a educação básica no contexto da EA, contudo esses atores são bastante receptivos à discussão de assuntos da sua realidade em relação à EA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Alves Evangelista

Especialista em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido.

Adriana de Fátima Meira Vital

Doutoranda em Ciência do Solo pela UFPB, professora da Unidade Acadêmica de Tecnologia da UFCG; Membro do colegiado do curso superior de Tecnologia em Agroecologia.

Downloads

Publicado

05-02-2014

Como Citar

Evangelista, M. A. A., & Vital, A. de F. M. (2014). Visão dos professores da rede pública de Sumé (PB) sobre as dificuldades na condução de ações em Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 8(2), 150–163. https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1791

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2012-01-31
Aceito: 2012-09-07
Publicado: 2014-02-05

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.