O uso de recursos naturais como princípio para a Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15628

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Etnoconhecimento; Recursos naturais.

Resumo

Recursos adequados podem representar instrumentos facilitadores capazes de estimular e enriquecer a vivência diária não só dos educadores, mas também dos educandos, constituindo-se elementos agregadores da aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo produzir e aplicar alguns recursos didático-pedagógicos em aulas de ciências na EMEIF Felipe Santiago Campelo, localizada no Rio Piquiarana, nas Ilhas de Abaetetuba (PA). A metodologia utilizada foi a Pesquisa Participante, sob o enfoque qualitativo, pois buscou-se uma intervenção construtiva na realidade educacional dos estudantes da escola investigada. A coleta de dados envolveu a produção dos recursos didático-pedagógicos construídos a partir da realidade local dos educandos, a oferta de uma aula de ciências e a aplicação de um questionário aos discentes e docentes da escola pesquisada, como forma de avaliar a atividade docente desenvolvida com o auxílio dos recursos didático-pedagógicos. Os resultados mostraram que, tanto na visão dos alunos quanto dos professores, a aula de ciências ministrada com o auxílio dos recursos didático-pedagógicos contribuiu para uma aprendizagem mais interacionista, significativa e transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BBRIGAGÃO, P. A. V.; SOUZA, L. E. S.; LOPES, J. R. A Relevância da utilização de Kits de baixo busto no Ensino das Ciências e da Física. Anais do III Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: Questões Atuais, Duque de Caxias, v. 1, n. 1, 2013.

CAVALHEIRO, E. P. A importância da mediação social para a aprendizagem de conceitos científicos no ensino fundamental: uma leitura da psicologia histórico-cultural. IX FIPED. 2017. Disponível em: <http://www.ixfiped.com.br/anais/301.pdf>. Acesso em: 23 dez. 2018.

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de Ciências. Química Nova na Escola, n.10, p.43-49, 1999.

KOVALICZN, R. A. O professor de Ciências e de Biologia frente as parasitoses comuns em escolares. Dissertação (Mestrado em Educação). UEPG, 1999.

LE BOTERF, G. Pesquisa participante: propostas e reflexões metodológicas. In: BRANDÃO, C. R. (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1984.

LEITE, E. A. P. et al. Alguns desafios e demandas da formação inicial de professores na contemporaneidade. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 144, jul.-set., 2018.

SILVA, A. F.; FERREIRA, J. H.; VIEIRA, C. A. O ensino de Ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Revista Exitus, UFOPA, v. 7, n. 2, 2017.

SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Arq Mudi., Maringá, 2007. Disponível em: <http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2015-II/slides/Rec%20Didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202015-II.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2021.

Downloads

Publicado

01-02-2024

Como Citar

Pinheiro, T. R., & Paixão, A. J. P. da. (2024). O uso de recursos naturais como princípio para a Educação Ambiental . Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(1), 238–250. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15628

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2023-09-10
Aceito: 2023-11-14
Publicado: 2024-02-01

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.