Proposta de utilização de serious game de sustentabilidade na Educação Ambiental: uma revisão bibliográfica

Autores

  • André Lucas Novaes Instituto Federal do Sul de Minas https://orcid.org/0009-0008-9465-9709
  • Giselle Cristina Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Debora Zumkeller Sabonaro Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15179

Palavras-chave:

Serious Games, Educação Ambiental

Resumo

É necessário promover o ensino de sustentabilidade e Educação Ambiental em todos os níveis de ensino. Neste sentido, os jogos educacionais, como serious games, abordam questões ambientais de forma lúdica e interativa, promovendo inclusive mudanças comportamentais, aprendizado e engajamento dos alunos. Este artigo é um ensaio teórico que abrange temas como sustentabilidade, Educação Ambiental, desafios de aprendizagem dos nativos digitais e serious games. A revisão destaca a contribuição dos serious game na Educação Ambiental para promover a sustentabilidade. Os estudos demonstraram como os jogos podem ser trabalhados, incluindo o uso de tecnologias educacionais para promover melhorias no ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIRES, B. F.; SUANNO, J. H. A Educação Ambiental numa perspectiva transdisciplinar: uma articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 42–56, 2017.

BAENA-MORALES, S.; MARTINEZ-ROIG, R.; HERNÁDEZ-AMORÓS, M.J. Sustainability and educational technology—A description of the teaching self-concept. Sustainability, v. 12, n. 24, p. 10309, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, DF: MEC, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Educação Ambiental. Brasília, DF: MEC, 1999.

BRUNDTLAND, G.H., KHALID, M., AGNELLI, S., AL-ATHEL, S.A., CHIDZERO, B., FADIKA, L.M., et al. (1987). Our common future. By World Commission on Environment and Development. Oxford: Oxford University Press.

BUCKLER, C.; CREECH, H. Shaping the future we want: UN Decade of Education for Sustainable Development; final report. Unesco, 2014.

CF, O.D.D.S. Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. United Nations: New York, NY, USA, 2015.

CHATPINYAKOOP, C.; HALLINGER, P.; SHOWANASAI, P. Developing Capacities to Lead Change for Sustainability: A Quasi-Experimental Study of Simulation-Based Learning. Sustainability (Switzerland), v. 14, n. 17, 2022.

CONNOLLY, T.M. et al. A systematic literature review of empirical evidence on computer games and serious games. Computers & education, v. 59, n. 2, p. 661-686, 2012.

DAMAŠEVIČIUS, R.; MASKELIŪNAS, R.; BLAŽAUSKAS, T. Serious game and gamification in healthcare: a meta-review. Information, v. 14, n. 2, p. 105, 2023.

DE MORAES DAMASCENO, Á.T. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária para a formação do sujeito ecológico. Revista eletrônica casa de makunaima, v. 2, n. 4, p. 36-46, 2019.

DIAS, G.F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2010.

ELKINGTON, J.; ROWLANDS, I. H. Cannibals with forks: The triple bottom line of 21st century business. Alternatives Journal, v. 25, n. 4, p. 42, 1999.

FIGUEIRÓ, P.S.; RAUFFLET, E. Sustainability in higher education: a systematic review with focus on management education. Journal of cleaner production, v. 106, p. 22-33, 2015.

GATTI, L.; ULRICH, M.; SEELE, P. Education for sustainable development through business simulation games: An exploratory study of sustainability gamification and its effects on students' learning outcomes. Journal of cleaner production, v. 207, p. 667-678, 2019.

GHODSVALI, M.; DANE, G.; DE VRIES, B. An online serious game for decision-making on food-water-energy nexus policy. Sustainable Cities and Society, [S. l.], v. 87, n. September, p. 104220, 2022.

GRANZIERA, M.L.M. Direito Ambiental. São Paulo: Atlas, 2009.

JAIN, S.; AGGARWAL, P.; SHARMA, N.; SHARMA, P. Fostering sustainability through education, research and practice: A case study of TERI University. Journal of Cleaner Production, v. 61, p. 20–24, 2013.

JUNQUEIRA, E.S.G.; KAWASAKI, C.S. Os movimentos ambientalistas e a Educação Ambiental: a militância como espaço educativo. Cadernos CIMEAC, 2017, ano 2017, v. 7, n. 2, p. 163-186, 20 dez. 2017.

KISHITA, Y.; UWASU, M.; HARA, K.; KURODA, M.; TAKEDA, H.; UMEDA, Y.; SHIMODA, Y. Toward designing sustainability education programs: a survey of master’s programs through semi-structured interviews. Sustainability Science, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 953–972, 2018.

LOCKREY, S.; BISSETT JOHNSON, K. Designing pedagogy with emerging sustainable technologies. Journal of Cleaner Production, [S. l.], v. 61, p. 70–79, 2013.

MCGOWAN, N.; LÓPEZ-SERRANO, A.; BURGOS, D. Serious game and Soft Skills in Higher Education: A Case Study of the Design of Compete!. Electronics, v. 12, n. 6, p. 1432, 2023.

MEDEMA, W. et al. The potential of serious game to solve water problems: Editorial to the special issue on game-based approaches to sustainable water governance. Water, v. 11, n. 12, p. 2562, 2019.

MERCER, T.G.; KYTHREOTIS, A.P.; ROBINSON, Z.P.; STOLTE, T.; GEORGE, S.M.; HAYWOOD, S.K. The use of educational game design and play in higher education to influence sustainable behaviour. International Journal of Sustainability in Higher Education, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 359–384, 2017.

MORAES, S.R.R.; TUROLLA, F.A. Visão geral dos problemas e da política ambiental no Brasil. Informações Econômicas, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 07-13, 2004.

MORALES, A.G.M. Processo de institucionalização da Educação Ambiental: tendências, correntes e concepções. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 1, p. 159-175, 2009.

MORENO-GER, P. et al. Educational game design for online education. Computers in Human Behavior, v. 24, n. 6, p. 2530-2540, 2008.

MORGANTI, L. et al. Gaming for Earth: Serious games and gamification to engage consumers in pro-environmental behaviours for energy efficiency. Energy Research & Social Science, v. 29, p. 95-102, 2017.

OUARIACHI, T.; ELVING, W.J.L.; PIERIE, F. Playing for a sustainable future: The case of We Energy Game as an educational practice. Sustainability (Switzerland), [S. l.], v. 10, n. 10, 2018.

ÖZTÜRK, Çilem; KORKMAZ, Özgen. The effect of gamification activities on students’ academic achievements in social studies course, attitudes towards the course and cooperative learning skills. Participatory Educational Research, v.7, n. 1, p. 1–15, 2019.

PARREIRAS, M.; XEXÉO, G.; BERNARDES, B.; MELLO, J. A.; MARQUES, P. Um jogo de tabuleiro colaborativo para motivar alunos de Educação Ambiental. Trilha de artes & design – artigos completos - simpósio brasileiro de jogos e entretenimento digital (sbgames), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 51-59.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants part 2: Do they really think differently?. On the horizon, 2001.

RIECKMANN, M. Education for sustainable development goals: Learning objectives. UNESCO publishing, 2017.

ROBINSON, W.C. The Limits to Growth: A Report for the Club of Rome's Project on the Predicament of Mankind. 1973.

SILVA, C.V.S.; SOUZA, L.L.; FERREIRA, R.G.S. Recursos didáticos produzidos com resíduos sólidos reutilizáveis em duas escolas de Manaus (AM). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18,n.4, pp.67–86, 2023.

STERLING, S. Learning for resilience, or the resilient learner? Towards a necessary reconciliation in a paradigm of sustainable education. Environmental Education Research, v. 16, n. 5-6, p. 511-528, 2010.

TAN, C.K.W.; NURUL‐ASNA, H. Serious game for environmental education. Integrative Conservation, v. 2, n. 1, p. 19-42, 2023.

TAPSCOTT, D. Grown up digital. How the net generation is changing your world. International Journal of Market Research, v. 52, n. 1, p. 139, 2010.

TREIN, E. A perspectiva crítica e emancipatória da Educação Ambiental. Educação Ambiental no Brasil, v. 1, p. 41-45, 2008.

WARD, C.; YATES, D.; SONG, J. Y. Blending Research And Teamwork To Enhance Undergraduate Education: Results From National Survey Of Student Engagement And Business ETS Major Field Test. American Journal of Business Education (AJBE), v. 5, n. 3, p. 325–330, 2012.

Downloads

Publicado

01-12-2023

Como Citar

Novaes, A. L., Cardoso, G. C., & Sabonaro, D. Z. (2023). Proposta de utilização de serious game de sustentabilidade na Educação Ambiental: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(7), 312–328. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15179

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-06-06
Aceito: 2023-10-09
Publicado: 2023-12-01

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.