Uma análise da educação ambiental em projetos e pesquisas a partir da perspectiva CTS

Autores

  • Antonio Marcio Haliski Instituto Federal do Paraná
  • Thauy Cabral dos Santos Ribeiro de Jesus Instituto Federal do Paraná
  • Antonio Guilherme Haliski Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15119

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Educação ambiental, Educação libertadora, Estudo de caso, Pesquisa e extensão

Resumo

Os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão dentro do campo CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) tem tido um aumento significativo no Brasil. Isso é resultado tanto dessa disseminação de um olhar questionador sobre as formas de se fazer ciência, até a necessária avaliação do emprego de técnicas e tecnologias em nosso cotidiano e seus impactos negativos e/ou positivos. Assim, dentro dessa perspectiva citada, faremos uma análise dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que temos desenvolvido dentro do Programa de Pós-Graduação em CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) do Instituto Federal do Paraná, destacando como a Educação Ambiental é trabalhada de forma implícita e explícita naquilo que desenvolvemos. Portanto, este texto traz resultados de nossa experiência particular e de nosso trabalho que é balizado pela interdisciplinaridade e a busca de uma educação libertadora.

Biografia do Autor

  • Antonio Marcio Haliski, Instituto Federal do Paraná

    Programa de Mestrado em Ciência Tecnologia e Sociedade (PPGCTS).

  • Thauy Cabral dos Santos Ribeiro de Jesus, Instituto Federal do Paraná

    Possui graduação em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2019), mestrando do Programa de Pósgraduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Instituto Federal do Paraná.

  • Antonio Guilherme Haliski, Instituto Federal do Paraná

    Graduado em Tecnoloiga em Gestão Ambiental pelo IFPR-Paranaguá.

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Publicado

01-12-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

HALISKI, Antonio Marcio; JESUS, Thauy Cabral dos Santos Ribeiro de; HALISKI, Antonio Guilherme. Uma análise da educação ambiental em projetos e pesquisas a partir da perspectiva CTS. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 7, p. 84–93, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.15119. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/15119. Acesso em: 24 jun. 2025.
Recibido 2023-05-19
Aprovado 2023-09-26
Publicado 2023-12-01