Uma análise da educação ambiental em projetos e pesquisas a partir da perspectiva CTS

Autores

  • Antonio Marcio Haliski Instituto Federal do Paraná
  • Thauy Cabral dos Santos Ribeiro de Jesus Instituto Federal do Paraná
  • Antonio Guilherme Haliski Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15119

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Educação ambiental, Educação libertadora, Estudo de caso, Pesquisa e extensão

Resumo

Os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão dentro do campo CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) tem tido um aumento significativo no Brasil. Isso é resultado tanto dessa disseminação de um olhar questionador sobre as formas de se fazer ciência, até a necessária avaliação do emprego de técnicas e tecnologias em nosso cotidiano e seus impactos negativos e/ou positivos. Assim, dentro dessa perspectiva citada, faremos uma análise dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que temos desenvolvido dentro do Programa de Pós-Graduação em CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) do Instituto Federal do Paraná, destacando como a Educação Ambiental é trabalhada de forma implícita e explícita naquilo que desenvolvemos. Portanto, este texto traz resultados de nossa experiência particular e de nosso trabalho que é balizado pela interdisciplinaridade e a busca de uma educação libertadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Marcio Haliski, Instituto Federal do Paraná

Programa de Mestrado em Ciência Tecnologia e Sociedade (PPGCTS).

Thauy Cabral dos Santos Ribeiro de Jesus, Instituto Federal do Paraná

Possui graduação em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2019), mestrando do Programa de Pósgraduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Instituto Federal do Paraná.

Antonio Guilherme Haliski, Instituto Federal do Paraná

Graduado em Tecnoloiga em Gestão Ambiental pelo IFPR-Paranaguá.

Referências

BALDISSERA, A. Pesquisa Ação: uma metodologia do conhecer e do agir coletivo. Sociedade em Debate, Pelotas, v. 7, n. 2, pp. 5-25, ago. 2001.

BIZARRIA, F. Pinto de Almeida; OLIVEIRA, B. G. de Oliveira; BARBOSA, F. L. S.; OLIVEIRA, M. S. Da Educação Ambiental crítica à Educação Ambiental decolonial: revisando concepções em narrativas à luz da racionalidade ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v.18, n.3, pp.124-155, 2023.

DAGNINO, R. A tecnologia social e seus desafios. In: Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2014, pp. 19-34.

DEPINÉ, P.; FIORI, C. O. Análise ambiental da área do Sambaqui do Guaraguaçu, município de Pontal do Paraná, litoral do estado do Paraná, Brasil. Raega - O Espaço Geográfico em Análise, v. 9, 2005.

DENARDIN, V. Distribuição de benefícios ecossistêmicos: o caso do ICMS ecológico no litoral paranaense. Redes, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 184-198, maio/ago 2008.

HALISKI, A. M.; RIBEIRO, S. R.; GOMES, J. A, Q. Análise dos impactos da extensão universitária em comunidades a partir de um estudo de caso no Guaraguaçu, em Pontal do Paraná-PR. Divers@, Matinhos, v. 15, n. 1, p. 113-134, 2022.

HALISKI, A,M. Construindo metodologias: o diagrama da árvore de problemas aplicado como uma ferramenta para o desenvolvimento de práticas em torno da agroecologia. In: HALISKI, A.M.; LOPES, K.C.S.A.; LOPES, P.R.; PADILHA, R.F.S.J. (Org.). Saber e fazer agroecológico. Curitiba: CRV, 2021.

HALISKI, A.M.; FLORIANI, D.; FLORIANI, N. Os usos da natureza e ambiente na comunidade do Guaraguaçu como elementos para uma proposta em torno da agroecologia em Pontal do Paraná - PR. Revista Mundi Sociais e Humanidades IFPR, v. 4, p. 1-20, 2019.

HALISKI, A. M; BAPTISTELLA, R. O diálogo de saberes socioambientais como alternativa para a criação de um mundo possível em tempos de crise civilizatória. Revista Grifos, v. 31, n. 56, p. 189-208, 2022.

LOPES, Theóffillo da Silva; ABÍLIO, F. J. P. Concepções de educação professores/as em formação: uma análise em licenciaturas da UFPB. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v.18, n.3, pp.124-155, 2023.

PALACIOS, E. M.;LINSINGEN, I. Von.; GALBARTE, G. G.J.; CEREZO, A. J.; LUJÁN, L.J.; PEREIRA, V.T.L.; GORDILLO, M. M.; OSORIO, C.; VALDÉS, C.; BAZZO, V. Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Cadernos de Ibero-América. Organização de Estados Ibero Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEA), 2003.

SILVA, T. B. A busca da construção da agroecologia e a (re)valorização da comunidade do Guaraguaçu: uma ênfase a partir da segurança alimentar. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Instituto Federal do Paraná, Paranaguá, 2019.

TREMARIN, P. I.; LUDWIG, T. A. V.; MOREIRA FILHO, H. Thalassiosirales (Diatomeae) do rio Guaraguaçu, Bacia Litorânea, PR, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 22, p. 1101-1113, 2008.

UYETAQUI, B. H. Inserção do modo de vida caiçara nas escolas do litoral paranaense: estudo de caso do CMEI Francisco Antonio Vieira. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Instituto Federal do Paraná, Paranaguá, 2020.

ZANELLA, L. C. H. Metodologia de pesquisa. 2. Ed. rev. atual. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2011.

Downloads

Publicado

01-12-2023

Como Citar

Haliski, A. M., Jesus, T. C. dos S. R. de, & Haliski, A. G. (2023). Uma análise da educação ambiental em projetos e pesquisas a partir da perspectiva CTS. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(7), 84–93. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15119

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-05-19
Aceito: 2023-09-26
Publicado: 2023-12-01