Sustentabilidade como praxe pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Autores

  • Adriano Ineia Universidade Federal de Santa Maria
  • Ricardo Machado Ellesohn Universidade Federal do Pamoa
  • Rogério Corrêa Turchetti Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15117

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Educação ambiental, Revisão Sistemática, Sustentabilidade.

Resumo

O presente trabalho trata de uma revisão sistemática sobre sustentabilidade como praxe pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica. A proposta tem como foco apresentar resultados que permitam quantificar o presente assunto no âmbito pedagógico da EPT. Portanto, utilizaram-se duas bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Google Acadêmico, utilizando como descritores Sustentabilidade e Educação Profissional e Tecnológica. A partir da análise do material levantado é possível constatar que é fundamental compreender as potencialidades da temática sustentabilidade como praxe pedagógica, ainda mais se tratando na Educação Profissional e Tecnológica. Os autores tratam essa junção da sustentabilidade à EPT como prática assertiva, sendo capaz de desenvolver competências voltadas ao desenvolvimento sustentável e a formação de sujeitos que atuem de forma sustentável, resiliente e equitativa.

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Biografia do Autor

Ricardo Machado Ellesohn, Universidade Federal do Pamoa

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Química Orgânica (Enamino Compostos) pela Universidade de São Paulo - USP (1996) e doutorado em Síntese Orgânica (Organometálicos e Síntese Total) pela Universidade de São Paulo- USP (2000). Pós-Doutoramento em Síntese Quiral (Compostos com atividade biológica) pela UNICAMP (2001). MBA Executivo em Gestão Empresarial (2009) e Licenciatura em Química pelo Programa Especial de Formação de Professores da UFSM (2012). Foi Professor Adjunto e Coordenador de Estágio da Universidade Estadual de Londrina (UEL - 2009-2010). Coordenador titular dos cursos de Química Industrial e Licenciatura Plena em Química da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Coordenador dos cursos de Pós Graduação Lato sensu em Gestão e Análise Ambiental e Gestão da Qualidade. Atuou como Diretor do Centro de Pesquisa em Ciências Agrárias da mesma universidade (UNOPAR - 2003 - 2010). Tem experiência na área de Desenvolvimento de Fitossanitários e Alimentos. Auditor Ambiental com cadastro de auditor líder no Instituto Ambiental do Paraná - IAP (2008 - 2010). Trabalhou com pesquisa e desenvolvimento de fitossanitários na Milenia Agrociências S/A (2001 - 2004) e como Gerente Industrial da A. M. Goldstein Alimentos do Brasil Ltda (2005 - 2007). Foi professor do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi (2010 - 2013) onde atuou também como Coordenador de Área do projeto PIBID em Química e membro de diversos Colegiados e Comissões (Colegiado de Ensino Pesquisa e Extensão, Comitê Institucional de Pesquisa, Colegiado do curso de Licenciatura em Química, Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Química, Comissão de Avaliação de Estágios Probatórios), ainda atuou com como consultor Ad hoc e membro do Conselho Institucional de Pesquisa do IF Farroupilha. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Caçapava do Sul/RS onde também atuou como Coordenador Acadêmico (2016 - 2020), também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM. Atua ainda como consultor Ad Hoc de diversos periódicos e como avaliador do INEP/MEC para Credenciamento Institucional desde 2018.

Rogério Corrêa Turchetti, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Sistemas de Informação (UFN 2001), mestrado em Engenharia de Prod. ênfase em Tec de Informação (UFSM 2006) e doutorando em Informática (UFPR). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: tolerância a falhas, redes de computadores, redes definidas por software e funções virtualizadas de rede. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica PPGEPT

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

Ineia, A., Ellesohn, R. M., & Turchetti, R. C. (2023). Sustentabilidade como praxe pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(7), 09–21. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.15117

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-05-18
Aceito: 2023-09-26
Publicado: 2023-12-01