O compromisso social da Educação Ambiental no âmbito da escassez hídrica

Autores

  • Glaucio Alã Vasconcelos Moreira Universidade Católica do Salvador https://orcid.org/0000-0002-1875-2329
  • Manuel Vitor Portugal Gonçalves Universidade Católica do Salvador
  • Débora Carol Luz da Porciúncula Universidade Católica do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13137

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Crise Hídrica, Cidadania

Resumo

O debate sobre a pedagogia e política que subjaz a questão hídrica se faz necessário porque o acesso a este bem comum e basilar à vida com dignidade, em quantidade e qualidade suficiente, é desigual entre os sujeitos sociais, o que ameaça a reprodução material e simbólica da vida humana nas escalas local, regional e, no limite, das sociedades globais, e da vida não humana, em uma perspectiva ecocêntrica. Desta forma, passa-se a enfrentar uma urgência em relação à sua demanda planetária, acarretando uma série de impactos socioambientais. O presente texto tem por objetivo evidenciar os sentidos atribuídos à Educação Ambiental e seu papel transformador relacionados aos eventos causados pela crise hídrica, bem como identificar as práticas ambientais, e sua responsabilidade social em diferentes situações.

 

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

Moreira, G. A. V. ., Gonçalves, M. V. P., & Porciúncula, D. C. L. da. (2022). O compromisso social da Educação Ambiental no âmbito da escassez hídrica . Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(2), 389–414. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13137

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-12-15
Aceito: 2022-01-27
Publicado: 2022-04-01