Reciclagem: uma ferramenta para se trabalhar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar nas escolas, promovendo a conscientização sobre a preservação do meio ambiente

Autores

  • Rita de Cássia Pereira da Costa Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Simone Vieira Sant’Anna Fardim Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Marilene Almeida Gomes Machado Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Fabianna Santana Moço Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Lilian Pittol Firme de Oliveira Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Valkíria Rizzo Terra de Oréquio Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES
  • Ruth Ramos Souza Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10456

Palavras-chave:

EJA, meio ambiente, interdisciplinaridade, educação ambiental.

Resumo

O presente trabalho busca uma conscientização sobre a importância de se preservar o meio ambiente, apresentando a reciclagem com ferramenta eficaz de Educação Ambiental, bem como o entendimento da necessidade de prática educacional voltada à compreensão das responsabilidades do cidadão para com o meio ambiente, tendo como público-alvo de pesquisa 25 alunos da segunda etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Presidente Kennedy. Com a intervenção, foi possível afirmar a importância da atuação do professor diante da Educação Ambiental, para que a informação passe a ser conteúdo aprendido pelos alunos e esses possam aplicar em seu cotidiano pequenas ações transformadoras, contribuindo para que a relação homem-meio se estabeleça de forma sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Pereira da Costa, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

Mestranda em Ciências, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. 

Simone Vieira Sant’Anna Fardim, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. Licenciada em Pedagogia Plena - Faculdade de Educação da Serra. Professora do Ensino Fundamental do Município de Marataízes – ES. 

Marilene Almeida Gomes Machado, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. Especialista em Gestão educacional integrada, administração, supervisão, orientação e inspeção; Psicopedagogia Institucional; Supervisão e Coordenação Pedagógica - UFES. Licenciada em Pedagogia Plena - UFES.

Fabianna Santana Moço, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. Especialista em Psicopedagogia Institucional - UCAM. Graduada em Educação Física - UFES/ES.

Lilian Pittol Firme de Oliveira, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

Doutora e Mestre em Solos e Nutrição de Plantas - USP. Engenheira Agrônoma - UFV. Professora do Programa de Mestrado da Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil

Valkíria Rizzo Terra de Oréquio, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

Mestranda em Ciências, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. Pós-graduada em Educação Infantil - Faculdade São Luiz - SP. Pós Graduada em Gestão, Supervisão e Inspeção escolar pela Multivix - ES. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo - ES. 

Ruth Ramos Souza, Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES

Mestranda em Ciências, Tecnologia e Educação, FVC – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus/ES, Brasil. Formada em Letras Literatura - Faculdade Ciências Madre Gertrudes São José, Orientação Acadêmica na Modalidade EAD Educação Aberta e à Distância. UFES/UFMG. Tutora de cursos do FNDE/MEC.

Referências

ALBUQUERQUE, B.P. As relações entre o homem e a natureza e a crise sócio-ambiental. Rio de Janeiro, RJ. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 2007. Disponível em http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/monografia/13.pdf. Acesso em 14 de Jul. de 2020.

BRASIL. Constituição Federal do Brasil, Brasília: Senado 1988.

BRASIL. Decreto 4.281, de 25.06.2002. Regulamenta a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. DOU 26.06.2002. Disponível em : <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4281.htm>

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 2013. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file>

BRASIL. Lei Federal nº 6.938, de 31.08.1981. Política Nacional do Meio Ambiente.

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Básica: Sinopse Estatística – 2004. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/estatisticas/sinopse_estatistica_2004/Parte-1.pdf>. Acesso em 20. de Mar. de 2020.

CURRIE, K. L. Meio Ambiente: Interdisciplinaridade na prática. Campinas-SP, Papirus, 2000.

GRIPPI, S. Lixo: reciclagem e sua história. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

GUIMARÃES, M. A dimensão Ambiental na educação. Campinas-SP: Papirus, 2005.

GURSKI B, GONZAGA R, TENDOLINI P. Conferência de Estocolmo: um marco na questão ambiental. Rev. Eletr. Administração de Empresas em Revista [internet]. 2012[cited 2015 out 28];11(12): 65-79.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sinopse estatística da educação básica: censo escolar 2004. Brasília: O Instituto, 2005. 334 p.

LAGO, A.A.C.L. Estocolmo, Rio, Joanesburgo: O Brasil e as três conferências ambientais das Nações Unidas. Brasília - DF, 2006.

PADUA, S.M. Afinal, qual a diferença entre conservação e preservação?, 2006. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/colunas/suzana-padua/18246-oeco-15564/>. Acesso em: 14 de Jul. de 2020.

TRISTÃO, M. A Educação Ambiental na formação de professores: Redes de saberes. São Paulo: Annablume, 2004.

ZUBEN, F. V. Meio Ambiente, Cidadania e Educação. Departamento de Multimeios. Unicamp. Tetra Pak Ltda.1998.

Downloads

Publicado

22-08-2020

Como Citar

Costa, R. de C. P. da, Fardim, S. V. S., Machado, M. A. G., Moço, F. S., Oliveira, L. P. F. de, Oréquio, V. R. T. de, & Souza, R. R. (2020). Reciclagem: uma ferramenta para se trabalhar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar nas escolas, promovendo a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(5), 173–183. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10456

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2020-04-01
Aceito: 2020-05-22
Publicado: 2020-08-22

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.