MONTAGEM MNEMOSYNE, PAINÉIS DIDÁTICOS E CAVALETES DE VIDRO: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS

Autores/as

  • Cristina Pontes Bonfiglioli USP

DOI:

https://doi.org/10.24316/prometeica.v0i14.172

Palabras clave:

Aby Warburg | Lina Bo Bardi | pensamento por imagens | memória | imaginário | cultura

Resumen

Este ensaio apresenta a hipótese da relação entre o pensamento de Lina Bo Bardi e o deAby Warburg em momentos específicos da produção intelectual de ambos: a organizaçãoinacabada do Atlas Mnemosyne de Warburg, e os Painéis Didáticos e cavaletes de vidro deLina Bo Bardi. Aborda-se a coincidência do pensamento no que se refere à preocupaçãode ambos com o uso de imagens da cultura para produção de ambiências quepromovessem o encontro com o novo, que incentivassem a rememoração de imaginários eque configurassem a arte como um conjunto de imagens constitutivas da cultura humanaexpressa diversamente por diferentes povos do mundo e não como uma cronologia queorganiza o “progresso estético” da humanidade, baseando-se na erudição acerca do belo edo gosto, exclusiva de iniciados. Trata-se de aproximar dois pensadores do século XX apartir da visão não-estetizante da arte e da cultura que marcou seus trabalhos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Bonfiglioli, C. P. (2017). MONTAGEM MNEMOSYNE, PAINÉIS DIDÁTICOS E CAVALETES DE VIDRO: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS. Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias, (14), 45–57. https://doi.org/10.24316/prometeica.v0i14.172

Número

Sección

Educación en Ciencias - pluralidades epistemológicas
Recebió: 2017-02-03

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.