AS EXPRESSÕES DA COMIDA NO FILME “AMARELO MANGA”

Autores/as

  • Rita de Cassia Gili UNIP

DOI:

https://doi.org/10.24316/prometeica.v0i9.88

Palabras clave:

comida | simbologia | antropologia | Amarelo Manga

Resumen

Este estudo procurou analisar a relação entre o cinema e a simbologia da comida, pois o alimento não está restrito apenas ao seu valor nutricional, ele abarca culturas, símbolos e sociabilidades. Esta relação será feita por meio da exploração do longa-metragem “Amarelo Manga”, lançado em 2003 e dirigido pelo pernambucano Cláudio Assis. Pode-se concluir que as expressões da comida analisadas nas cenas do filme envolvem os sentidos do prazer e sociabilidade. A comida associada à sexualidade gera satisfação. A antropofagia adultera a personalidade. E o abate de um boi simbolizou a degradação dos valores humanos. O ponto central da análise deste trabalho esteve na importância da carne, que permeou todas das expressões debatidas. Hora como alimento, hora como símbolo de Poder, sexo, e canibalismo. E por fim, a carne do boi abatido pôde levar a reflexão sobre a violência que o animal sofre antes de se tornar um alimento cotidiano. Procurou-se contribuir com o debate acerca da ciência da antropologia alimentar no campo das ciências humanas e sociais, associando esta discussão ao cinema como ferramenta de veiculação de cultura.

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Cómo citar

Cassia Gili, R. de. (2014). AS EXPRESSÕES DA COMIDA NO FILME “AMARELO MANGA”. Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias, (9), 65–83. https://doi.org/10.24316/prometeica.v0i9.88
Recebió: 2014-06-19
Aceptado: 2014-06-19

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