Divulgación científica y formación del profesorado

Posibilidades extensionistas en la pandemia de covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.12959

Palabras clave:

difusión científica, extensión universitaria, relación universidad-escuela

Resumen

Este trabajo presenta una experiencia de divulgación científica extensionista, vinculada a la matriz curricular de una carrera de Ciencias, denominada Científico por un día, durante la pandemia del Covid-19. La propuesta se caracterizó por encuentros sincrónicos con estudiantes de educación básica para realizar actividades experimentales de investigación que dialogaran con temas científicos de actualidad. Durante los años 2020 y 2021, unos 290 alumnos de 13 colegios públicos y concertados participaron en las actividades, monitorizados por extensión becarios. Los resultados indican que, a pesar de que el entorno remoto dificulta las interacciones entre los alumnos participantes, éstos pudieron expresar sus dudas y opiniones a lo largo de las reuniones. La actividad constituye un importante componente formativo para los futuros profesores, que podrán conocer la realidad de la enseñanza a distancia en la educación básica y las dificultades a las que se enfrentan los profesores durante la pandemia. Además, la experiencia permitió una relación dialógica entre la universidad y las escuelas, la interacción profesional y el fortalecimiento de la tríada enseñanza-investigación-extensión.

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Biografía del autor/a

Thiago Antunes-Souza, Universidade Federal de São Paulo

Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo atuando no curso de Ciências – Licenciatura do campus Diadema. Formado em Química-Licenciatura pela Universidade Metodista de Piracicaba e doutor em Educação pela mesma instituição, dedica-se ao campo de pesquisa e estudos da formação inicial e continuada de professores de Química.

Alexandre Monteiro de Camargo, Universidade Federal de São Paulo

Discente no curso de Licenciatura em Ciências com especialização em Química na Universidade Federal de São Paulo, técnico em Química formado pela ETEC Júlio de Mesquita e professor de educação básica no Estado de São Paulo.

Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva , Secretaria da educação do estado de São Paulo

Graduado em licenciatura em Ciências - trajetória em Biologia na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e professor da rede estadual de ensino de São Paulo.

Brenda Regina Bondezan Pereira, Universidade Federal de São Paulo

Graduanda em Ciências- Licenciatura com habilitação em Química na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Concluiu uma iniciação à docência vinculada ao PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) na área de Física e LIBRAS. Atualmente, desenvolve uma iniciação científica, atuando na área de Química Orgânica com ênfase em Síntese Orgânica, sob orientação da Profa. Dra. Elisângela Vinhato. Além disso, participa do Programa Institucional de Residência Pedagógica como voluntária no subprojeto Ciências, é professora voluntária no cursinho popular Articul@ções, monitora voluntária da disciplina de Prática Pedagógica de Química II e bolsista no Programa Cientista por um Dia.

Natacha Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Graduanda em Ciências- Licenciatura com habilitação em Biologia na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Concluiu duas iniciações científicas no Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas,uma delas com bolsa PIBIC. Concluiu três monitorias nas matérias de Biologia Celular, Zoologia de deuterostomados e Ecologia geral. No Instituto Butantan desenvolveu uma iniciação científica na área de bioquímica de venenos de serpentes brasileiras. Atualmente, é bolsista de biologia do projeto de extensão cientista por um dia da UNIFESP.

Ana Maria Santos Gouw, Universidade Federal de São Paulo

Bióloga, mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Unifesp. Coordenadora do programa de Extensão Cientista por um Dia. Atua na formação de professores de Ciências, percepção pública da ciências e processos de ensino-aprendizagem.

Citas

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Publicado

2022-02-15

Cómo citar

Antunes-Souza, T., Monteiro de Camargo, A., Ricardo Júnior da Rocha Silva , A., Regina Bondezan Pereira, B., Ferreira de Oliveira, N., & Santos Gouw, A. M. (2022). Divulgación científica y formación del profesorado: Posibilidades extensionistas en la pandemia de covid-19. Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias, (24), 157–168. https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.12959
Recebió: 2021-11-20
Aceptado: 2022-01-17
Publicado: 2022-02-15

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