Educação matemática crítica e projetos de trabalho

Uma revisão sistemática de artigos publicados nos últimos 22 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15368

Palavras-chave:

educação matemática crítica, projetos, pesquisa

Resumo

Este trabalho constitui um recorte de um projeto de Iniciação Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Santos Dumont (IF Sudeste MG-Santos Dumont), realizado por alunos do curso de graduação em Licenciatura em Matemática. Por meio do levantamento bibliográfico, buscou-se responder à pergunta: quais os caminhos percorridos pelas pesquisas em educação matemática crítica no Brasil nos últimos 22 anos? Para tal, consideramos exclusivamente artigos, publicados em periódicos da área de Educação Matemática de circulação nacional e internacional, complementando a busca com o acesso ao Portal de Periódicos CAPES. Com isso, realizamos a revisão sistemática da literatura, classificando os trabalhos em categorias temáticas que, além de organizá-los, serve de base para a síntese crítica dos trabalhos. Além disso, apontam como resultados não só as tendências em certos temas de pesquisa, mas também lacunas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Atweh, B. (2011). Quality and equity in mathematics education as ethical issues. IN: Atweh, B.; GRAVEN, M.; SECADA, W.; VALERO, P. (eds). Mapping equity and quality in mathematics education. London: Springer.

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

BRASIL. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. http://basenacionalcomum.mec.gov.br

Callahan, J. L. (2014). Writing literature reviews: a reprise and update. Human Resource Development Review (HRDR), Minnesota, 13(3), 271-275 https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1534484314536705

Cazorla, I. M. (2002) A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos. Orientadora: Márcia Regina F. De Brito. 2002. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. https://www.psiem.fe.unicamp.br/pf-psiem/cazorla_irenemauricio_d.pdf

Ernest, P., & da Cruz (tradutora), D. B. (2021). Privilégio, poder e performatividade: a ética da matemática na sociedade e na educação. Pesquisa E Ensino, 2(2), 1-34. https://doi.org/10.37853/pqe.e202103

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra https://docs.google.com/a/fcarp.edu.br/viewera=v&pid=sites&srcid=ZmNhcnAuZWR1LmJyfG51cGVkaXxneDpmMzFhOWM0YzA3YTg2OWE

Galvão, M. C. B.; Ricarte, I. L. M (2019). Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da informação, 6(1), 57-73 https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6ºed) Atlas.

Gutstein, E. (2006). Reading and writing the world with mathematics: toward a pedagogy for social justice. New York: Routledge.

Gutstein, E. (2009). Possibilities and challenges in teaching mathematics for social justice. In: Ernest, P.; Greer, B.; Sriraman, B. (eds) Critical issues in mathematics education. Charlotte, NC: IAP, INC, 351-374.

Jürgensen, B. D. d. C. P. (2019). "Lendo e escrevendo o mundo" com Matemática: estudando trigonometria com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Bolema. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a20.

Oliveira, D. C. de. (2008). Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de

sistematização. Rev. Enferm., UERJ, 16(4), 569-576.

Skovsmose, O. (2001). Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

Skovsmose, O. (2007). Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. São Paulo: Cortez.

Skovsmose, O. (2013). Educação matemática crítica: a questão da democracia. (6ºed.) Campinas: Papirus, (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

Skovsmose, O. (2014). Um convite à educação matemática crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas, SP: Papirus. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

Tanko, M.G. (2015), "‘Reading and writing the world’ with mathematics in a Middle Eastern context", Learning and Teaching in Higher Education: Gulf Perspectives, 12 (2),51-73. https://doi.org/10.18538/lthe.v12.n2.181

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Cézar da Costa, B., Damien da Costa Paes Jürgensen, B., Oliveira Lima, J., & Ferreira Magalhães, M. L. (2023). Educação matemática crítica e projetos de trabalho: Uma revisão sistemática de artigos publicados nos últimos 22 anos. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 720-730. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15368