https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.30.18743
Em tempos de ações predatórias nas publicações científicas, em tempos de ciência restrita a alguns grupos, em tempos de conflitos ideológicos, conflitos sociais, religiosos, de gênero e tantos outros, em tempos de injustiças sociais tão demarcadas a chamada “ciência aberta” vem como veículo de justiça social, vem como uma luz que clareia e possibilita o conhecimento que gera mudanças. Foi o fogo e sua luz que Prometeu, contrariando o todo poderoso Zeus, levou aos mortais e possibilitou que esses se libertassem das trevas.
Em setembro de 2023 o Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental, juntamente com a Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Paulista – UNIP, realizou o II Encontro Internacional de Práticas Psicossociais em Saúde Mental, com a temática “Saúde Mental com Justiça Social”. O evento se constituiu em um espaço para o encontro de pesquisadores e profissionais da área de ciências humanas e sociais, em especial da Psicologia, um encontro para uma reflexão crítica, trazendo luz a diversos assuntos que acometem a saúde mental da população e com isso atender a seu intuito de contribuir para a promoção da justiça social.
A Prometeica, Revista de Filosofia e Ciências, tem como escopo, explorar os limites das relações entre a Filosofia e a Ciência, levando o leitor à compreensão do mundo a partir de uma posição, ao mesmo tempo, de objeto e de reflexão da realidade e o II Encontro Internacional de Práticas Psicossociais em Saúde Mental teve como escopo levar os participantes a reflexão crítica, contribuindo para novos posicionamentos frente às questões de justiça social. Assim, estabeleceu-se um encontro entre a produção de ciência crítica e da luz advinda da ciência aberta.
Reunindo oradores de cinco países, Inglaterra, Portugal, Chile, Uruguai, Argentina e Brasil, todos de renomadas instituições voltadas à pesquisa e prática em saúde mental, o II Encontro Internacional de Práticas Psicossociais em Saúde Mental, promoveu o debate sobre ações psicossociais fundamentadas na ciência e no pensamento reflexivo. Para apresentação no evento foram recebidas 82 propostas, provenientes de instituições de ensino e pesquisa dos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Roraima, Rio de Janeiro e outros. Foram aprovadas, após avaliação duplo cega, um total de 79 propostas e 77 foram apresentadas, durante a realização do evento, no formato pôster presencial.
Para a participação neste dossiê da Revista Prometeica, os trabalhos, quando de sua apresentação, foram avaliados por pareceristas externos ao grupo realizador e organizador do Encontro Internacional, pareceristas que tinham títulos de mestre ou doutor e que faziam parte do corpo acadêmico de diferentes instituições de ensino público e privado. Todo o processo de avaliação foi criteriosamente acompanhado e auditado por representantes discentes da graduação em Psicologia da UNIP (Campus Ribeirão Preto - SP) e do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental da UNIP. Dos 30 manuscritos selecionados, 25 retornaram e 22 desses apresentaram todos os critérios necessários para
a publicação na revista. Este número da Revista Prometeica apresenta 11 manuscritos e, junto ao número anterior, completa a publicação relativa ao evento.
A luz tem o poder de expor aos olhos aquilo que está oculto na escuridão, as ciências sociais e abertas têm o poder de trazer à luz o que está nas trevas e ao fazê-lo promove justiça social. O “encontro” entre a Prometeica, Revista de Filosofia e Ciências e o II Encontro Internacional de Práticas Psicossociais em Saúde Mental traz a “luz” necessária a promoção da justiça social.
Paulo Eduardo Benzoni
Universidade Paulista – UNIP
paulo.benzoni@docente.unip.br