https://doi.org/10.34024/prometeica.2024.29.15883
THE LIGHT OF PROMETHEUS, MENTAL HEALTH, AND SOCIAL JUSTICE
LA LUZ DE PROMETEO, LA SALUD MENTAL Y LA JUSTICIA SOCIAL
Prometeu, na mitologia grega, contrariou Zeus e levou o fogo aos homens, possibilitando que esses se libertassem das trevas, com a luz emanada do fogo.
Prometeica, tem em seu escopo, a proposta de ser uma revista acadêmica que busca explorar os limites das relações entre a Filosofia e a Ciência, uma revista destinada ao leitor interessado na compreensão do mundo a partir de uma posição, ao mesmo tempo, de objeto e de reflexão da realidade.
Os pesquisadores da saúde mental abordam aspectos da Ciência e da Filosofia, considerando o contexto social e histórico que caracterizam a amplitude e complexidade do fenômeno Saúde Mental. Nisso, se fundamenta o Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental da Universidade Paulista – UNIP, programa esse que objetiva a formação de agentes inovadores e empreendedores para a construção de uma sociedade mentalmente mais saudável.
Em setembro de 2023, juntamente com a Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Paulista - UNIP, o Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental realizou o II Encontro Internacional de Práticas Psicossociais em Saúde Mental, dessa vez com o tema “Saúde Mental com Justiça Social”. Um evento que possibilitou encontros e reflexões epistemológicas, filosóficas, científicas e práticas em prol de uma sociedade mais saudável.
O II Encontro Internacional de Práticas Psicossociais em Saúde Mental, reuniu oradores de cinco países, Inglaterra, Portugal, Chile, Uruguai, Argentina e Brasil, todos de renomadas instituições voltadas à pesquisa e prática em saúde mental, apresentando e debatendo suas ações psicossociais fundamentadas na ciência e no pensamento reflexivo, através de palestras e mesas redondas. Tendo sido realizado no formato híbrido, o evento foi assistido por aproximadamente trezentos congressistas presenciais e duzentos e cinquenta on-line em diversos países da América Latina e Europa.
Referente aos posteres de trabalhos de pesquisa, relatos de experiências e ensaios foram recebidos 82 resumos com as propostas para a apresentação. Essas propostas foram provenientes de instituições de ensino e pesquisa dos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Roraima, Rio de Janeiro e outros. Após avaliação às cegas, realizada pelos membros da comissão científica, tendo o cuidado do parecerista não ser autor do trabalho, 79 propostas foram aprovadas e 77 apresentadas, durante a realização do evento, no formato pôster presencial.
Para composição desse número da Revista Prometeica, foram estabelecidos critérios amplamente transparentes para avaliação e pontuação dos trabalhos selecionados. Uma vez apresentados, presencialmente, por seus respectivos autores principais, todos os trabalhos foram avaliados por pareceristas externos ao grupo realizador e organizador do Encontro Internacional que tivessem títulos de mestre ou doutores e fossem parte do corpo acadêmico de diferentes instituições de ensino públicas e particulares. Cada um dos parecerista recebia uma ficha de avaliação com escala likert variando de 1
a 10 pontos para cada um dos critérios pré-definidos publicados no site do Encontro, desde sua publicação. Ao final da avalição pela dupla de pareceristas, estes foram entregues aos dois responsáveis, um representante discente da graduação em Psicologia da UNIP (Campus Ribeirão Preto-SP) e um do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental da UNIP, que digitalizaram os valores atribuídos a cada um dos trabalhos apresentados, com a média dos pontos atribuídos foi realização a classificação do maior para o menor valor em uma planilha do Excel. Enfim, seguindo a classificação final, trinta trabalhos foram convidados a apresentação do manuscrito na versão completa do manuscrito da pesquisa ou relato de experiência ou ensaio para essa publicação. Dos 30 manuscritos 25 retornaram e 22 desses o apresentaram os critérios para a publicação na revista. O total de manuscritos aprovados serão publicados em dois números, contendo 11 manuscritos em cada um.
A Prometeica vem dar luz, vem, cumprindo seu objetivo de ser uma revista acadêmica destinada ao leitor interessado na compreensão do mundo, dar espaço a publicação de trabalhos, nas mais diversas temáticas pertinentes à saúde mental, que provocam uma reflexão profunda sobre os aspectos psicológicos, sociais, filosóficos e práticos de uma sociedade mais justa e salutar, uma sociedade que tanto necessita da “luz prometeica”.
Paulo Eduardo Benzoni
(Universidade Paulista – UNIP, Brasil)
paulo.benzoni@docente.unip.br