Editorial


https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.28.15867


ULTRAPASSANDO FRONTEIRAS, DEBATENDO E FORTALECENDO A EQUIPE

PUSHING BOUNDARIES, DEBATING AND STRENGTHENING THE TEAM

EMPUJANDO LÍMITES, DEBATIENDO Y FORTALECIENDO EL EQUIPO

 

 

Em 2023, a revista Prometeica completou 13 anos de existência!


Desde o nascimento latino-americano, agregando pesquisadores da Argentina e Brasil, guiamo-nos pelo amplo diálogo internacional entre a Filosofia e a Ciência, um diálogo interdisciplinar, público, gratuito, livre de qualquer restrição institucional e dedicado a um leitor humanista. Comprometemo-nos com um esforço permanente de dar voz e vez à crítica, a partir de uma perspectiva sócio-histórica de mundo, na qual o próprio homem é, concomitantemente, sujeito e objeto de reflexão.


Nestes treze anos, expandimos fronteiras e debates, dando voz e vez a grupos de pesquisadores de outros continentes. Recentemente, em 2022, publicamos o dossiê Living in the New Era (时代・新生), coordenado pelo prof. Dr. Nicola Liberati, representando parte do debate do congresso de mesmo nome, ocorrido em 2021 na Universidade de Shanghai Jiao Tong, China. O artigo, O impacto do coronavírus (covid-19) e as mudanças climáticas na taxa de câmbio: Abordagem multivariada para Moçambique, de Estevão Salvador Langa, Justino Alberto Massuanganhe e Glória Alberto Nhanala, nos possibilitou, além do destaque dado pela Organização Mundial de Saúde, o aprofundamento do trabalho com pesquisadores de Moçambique.


Em 2023, o Dr. José Maria Gil e a Dr.ª Mariela Blanco coordenaram o dossiê Os Outros Borges, em que os autores da Argentina, México, França, China e EUA buscavam, sob diferentes perspectivas, os aportes do pensador argentino Jorge Luis Borges às ciências. Também em 2023, com a condução da equipe de coordenação da 12th Mathematics Education and Society Conference, publicamos os principais artigos apresentados à conferência, agregando pesquisadores de 25 países dos cinco continentes.


Considerando a responsabilidade da comunidade científica no atual cenário mundial, os critérios de objetividade e crítica subjacentes à comunicação científica e o desenvolvimento da Prometeica nos últimos anos, não poderíamos deixar de pensar no necessário reforço da equipe de editores. Desta forma, temos o enorme prazer em anunciar a incorporação de dois novos Editores Adjuntos à equipe da Prometeica: o professor e economista MS Estêvão Salvador Langa, do Instituto Superior de Gestão de Negócios de Moçambique e o educador matemático prof. Dr. Renato Marcone José de Souza, da Universidade Federal de São Paulo, Brasil. Sejam bem-vindos!


Flaminio de Oliveira Rangel

(Universidade Federal de São Paulo, Brasil)


Ivy Judensnaider

(Universidade Paulista, Universidade Estadual de Campinas, Brasil)