MOBILIDADE E IDENTIDADE ESTUDANTIL EM CONTEXTO TRANSNACIONAL: UMA ANÁLISE DOS RELATOS DE EX-ALUNOS DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PEC-G

Autores

  • Michele Souza Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34024/pensata.2020.v9.10523

Resumo

O Programa Estudante-Convênio Graduação (PEC-G) seleciona alunos de outros países para que esses tenham a oportunidade de estudar em universidades brasileiras. Essa pesquisa visa o estudo dos relatos de ex-alunos desse programa, analisando as experiências que eles tiveram como alunos imigrantes no Brasil. Será observado quais memórias e narrativas eles selecionaram para construir o significado desta experiência de vida e de ensino em outro país. A narrativa faz parte de um conjunto de memórias que selecionamos no momento que iremos produzir uma trajetória de vida. Além disso, a memória contribui na formação de nossa identidade, pois as memórias que selecionamos, as que esquecemos, como as interpretamos e como as modelamos faz parte de um processo de construção do “eu”. No momento que vamos narrar a nossas trajetórias, vamos pinçar as memórias que queremos que sejam destacadas, fazemos isso com a finalidade de justificar a maneira como nos enxergamos em determinados momentos e situações. A narração será produzida sempre com vistas para uma projeção do futuro. O estudo foi feito por meio da pesquisa documental, levantamento bibliográfico e análise dos relatos de vida publicados no site oficial do programa PEC-G no Brasil. 

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

Souza, M. (2020). MOBILIDADE E IDENTIDADE ESTUDANTIL EM CONTEXTO TRANSNACIONAL: UMA ANÁLISE DOS RELATOS DE EX-ALUNOS DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PEC-G. Pensata, 9(1). https://doi.org/10.34024/pensata.2020.v9.10523
Recebido: 2020-04-14
Aceito: 2020-06-15
Publicado: 2020-07-28